Filipe Luís em 60 jogos: Flamengo evolui defensivamente e ofensivamente; veja comparação

filipe-luis-em-60-jogos3A-flamengo-evolui-defensivamente-e-ofensivamente3B-veja-comparacao

Filipe Luís em 60 jogos: Flamengo evolui da defesa ao ataque; veja comparação

Em relação aos 60 jogos anteriores, sob o comando de Tite, Rubro-Negro tem mais partidas sem sofrer gols, menos jogos sem ser vazado e melhores médias de gols marcados e sofridos. Após vitória por placar mínimo sobre o Inter, Filipe Luís valoriza vantagem.

Filipe Luís completou 60 jogos oficiais no comando do Flamengo na vitória por 1 a 0 contra o Internacional, pela Libertadores, no Maracanã. O aproveitamento é de quase 75%, e o time evoluiu em praticamente todos indicadores analisados pelo Gato Mestre. A análise foi feita em cima dos 60 jogos anteriores à chegada do técnico.

O Flamengo de Filipe Luís terminou 36 dos 60 jogos sem sofrer gol e, em apenas oito partidas, não fez ao menos um gol. Ao todo, o time marcou 102 gols no período, o que dá uma média de 1,7 por jogo. Por outro lado, foi vazado 34 vezes – uma médica de 0,57 por partida. O saldo de gols no período é de 68.

O recorte ofensivo após a Copa de Clubes, no entanto, é preciso ser pontuado. Foram 10 jogos: sete vitórias, um empate e duas derrotas. Ao todo, 11 gols marcados e cinco sofridos. O Flamengo marcou dois gols apenas contra São Paulo, Bragantino e Mirassol.

Antes de Filipe Luís, o Flamengo ficou 29 jogos sem sofrer gol e 12 sem marcar. Fez 93 gols e sofreu 42, saldo de 51. A média de gols feitos por jogo era de 1,55 e de gols sofridos era de 0,7. Esse período engloba dois jogos do Brasileiro de 2023, e toda a temporada de 2024 (antes da chegada de Filipe), sob o comando de Tite – disputando Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e Carioca.

Desta forma, é possível apontar uma evolução defensiva e ofensiva com Filipe Luís no comando. O Flamengo subiu a quantidade de jogos sem sofrer gols: de 29 para 36. Assim como, diminuiu os jogos sem marcar: caiu de 12 para oito. O time também marcou mais gols: 93 para 102.

Líder do Brasileiro, o Flamengo enfrenta o mesmo Internacional pela competição nacional no domingo, antes de definir a classificação da Libertadores, na quarta. Os jogos são no Beira-Rio e, pela Glória Eterna, o Rubro-Negro tem a vantagem pelo resultado do Maracanã. Para eliminar o Flamengo, o Internacional terá de vencer por dois gols de diferença, algo que só aconteceu em dois momentos desde que Filipe Luís chegou. Com o treinador, o Fla só perdeu por dois gols no 2 a 0 do Fluminense, no Brasileirão de 2024, e no 4 a 2, do Bayern, na Copa do Mundo de Clubes neste ano.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp