Ranking das Substituições no Brasileirão: Bragantino lidera e Cruzeiro é o que menos muda

SP - SAO PAULO - 06/08/2025 - COPA DO BRASIL 2025, PALMEIRAS X CORINTHIANS - Memphis Depay jogador do Corinthians durante partida contra o Palmeiras no estadio Arena Allianz Parque pelo campeonato Copa Do Brasil 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Qual clube usa mais o banco no Brasileirão? Veja ranking das substituições

Levantamento do ge mostra que Bragantino é o time que mais utiliza as cinco mudanças, o Cruzeiro que menos muda, e a dupla Gre-Nal que mexe mais rápido.

Após a derrota para o Santos, o técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim, foi questionado sobre o motivo de não usar as cinco substituições costumeiramente em jogos do Campeonato Brasileiro. A pergunta ao treinador levantou a curiosidade. Será mesmo que o novato português mexe pouco no time? O ge levantou dados dos 20 clubes da Série A e chegou à conclusão que sim.

No Cruzeiro desde o começo do Campeonato Brasileiro, Leonardo Jardim é quem faz menos substituições entre os treinadores que estiveram no Brasileiro. Foram 80 realizadas em 19 jogos, com uma média de quatro por partida. O time mineiro também é o que menos utiliza as cinco substituições nos jogos, tendo usado o limite de mudanças em apenas 10 das 19 partidas.

O levantamento do ge mostra que o Bragantino é a equipe que mais realizou substituições em números absolutos, com 95 mudanças em 19 jogos. A média de mudanças por partida, no entanto, é maior para o Ceará, que fez 91 modificações em 17 jogos.

Entre as equipes que fazem poucas mudanças, em média, estão o Atlético-MG e o Botafogo, juntamente com o Cruzeiro, com 79 mudanças em 17 jogos, resultando em uma média de 4,6 por partida.

A dupla Gre-Nal lidera as substituições com menos tempo no Brasileiro. O Grêmio faz a primeira substituição, em média, aos 3 minutos do segundo tempo, enquanto o Internacional faz aos 4 minutos. Times como São Paulo, Atlético-MG e Sport realizam suas primeiras mudanças aos 6 minutos da etapa final.

Os times que mais demoram para fazer suas mudanças são Vasco, Botafogo e Ceará, com 14 e 16 minutos do segundo tempo, respectivamente, além do Cruzeiro.

Além do Bragantino, outras equipes que fazem cinco substituições em todos os jogos são Bahia, Mirassol e Ceará, todas com 17 partidas. O Juventude, por exemplo, fez cinco mudanças em 16 dos 17 jogos disputados. Por outro lado, Corinthians e São Paulo usaram o limite de mudanças apenas 11 vezes em 19 jogos, enquanto o Botafogo utilizou em 11 jogos das 17 partidas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp