A partir de quarta-feira, 20, o país entra em mais um período de calor fora de época, o terceiro deste ano. Segundo a Climatempo, o fenômeno deve atingir com mais força o Centro-Oeste, especialmente Mato Grosso e parte de Goiás, onde as máximas podem chegar a 40°C.
A situação será provocada por um bloqueio atmosférico que vai alterar o fluxo de ventos: o ar frio vindo do Sul será substituído por correntes quentes originadas no Norte e no Nordeste.
Com isso, cidades do interior paulista e regiões do norte e noroeste do Paraná devem registrar temperaturas entre 33°C e 35°C, enquanto no Rio de Janeiro a previsão é de superar os 30°C. Em alguns pontos, a diferença em relação à média de agosto poderá chegar a 5°C. Já áreas que vão do norte de Santa Catarina até o centro-norte de Mato Grosso e Rondônia terão aquecimento mais moderado, mas ainda acima do normal para o mês.
A ausência de chuva e a umidade baixa, já em níveis preocupantes, devem aumentar o risco de problemas respiratórios. Apesar da intensidade, o calor não deve durar muito: no fim do mês, uma nova frente fria com forte massa de ar polar deve avançar pelo país, provocando queda acentuada nas temperaturas.