Novembro Azul: saúde do homem recebe atenção especial em Aparecida de Goiânia

“Serão oferecidos gratuitamente atendimentos com clínico geral e dentistas; avaliação nutricional; realização de testes rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis;  vacinação; aferição de pressão arterial e glicemia; e combate ao tabagismo”

Com o objetivo de intensificar ações de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e de promover integralmente a saúde dos homens de Aparecida de Goiânia, durante todo este mês, as unidades de saúde do município realizarão diversas ações em alusão ao Novembro Azul. Além disso, nos dias 28 e 29 de novembro, das 9 às 16 horas, os funcionários do Polo Empresarial Goiás participarão de programação especial com diversos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, eventos como o do Polo Empresarial Goiás visam alcançar um público que devido a carga horária de trabalho, geralmente, não participa de ações de promoção de saúde e nem costuma procurar as unidades de saúde em caráter de prevenção. “Serão oferecidos gratuitamente atendimentos com clínico geral e dentistas; avaliação nutricional; realização de testes rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis;  vacinação; aferição de pressão arterial e glicemia; e combate ao tabagismo”, pontuou.

Câncer de próstata

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer. Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, como dor óssea, vontade de urinar com frequência, dores ao urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso, é importante que os homens a partir dos 50 anos de idade procurem um urologista, para orientação e diagnóstico. Homens com fatores de risco, isto é, com histórico familiar de câncer de próstata, ou que sejam negros, ou obesos, devem procurar ajuda médica a partir dos 45 anos de idade.

Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento que prioriza ações de conscientização sobre o câncer de próstata. O período foi escolhido pois no dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate à doença e no dia 19 o Dia Internacional do Homem. É neste mês que a SMS aproveita para conscientizar o público masculino quanto à necessidade do cuidado integral à saúde do homem, seja a consulta de rotina, a atualização vacinal ou qualquer outra especificidade que o público possua.

Serviço

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp