Flamengo aprova contrato recorde com Betano e adota postura antirracista

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Conselheiros do Flamengo aprovam maior contrato de patrocínio do futebol
brasileiro

Em reunião nesta terça-feira, os sócios do Flamengo deram o aval para o acordo com a casa de apostas Betano. A decisão não foi unânime, mas obteve uma ampla maioria, com 654 votos a favor, 11 votos contra e quatro abstenções. Com esse contrato, o clube carioca passa a contar com o maior valor de patrocínio do futebol brasileiro.

A parceria com a Betano terá início em setembro e terá duração até o final de 2028. O valor fixo a ser pago ao Flamengo é de R$ 268,5 milhões por temporada, podendo alcançar um total de R$ 895 milhões ao final do contrato de 40 meses. Isso significa que o patrocínio renderá ao clube aproximadamente R$ 22,3 milhões por mês, ou cerca de R$ 745 mil por dia.

Além do valor fixo, o contrato prevê que seja atingido um montante total de R$ 280 milhões com os valores variáveis. Uma das cláusulas estipula que o clube deve converter 200 mil torcedores para a plataforma da Betano e vender mais de 1 milhão de camisas.

Durante a reunião das comissões, o setor jurídico do Flamengo explicou que, caso a carga tributária afete significativamente a Betano a ponto dela não suportar, o contrato poderá ser revisado ou até mesmo rescindido.

A Betano terá sua marca estampada em branco na camisa 1, rubro-negra, e em preto na camisa 2, branca. O motivo da troca de patrocinador foi a busca por uma empresa com maior alcance internacional. O Flamengo estabeleceu um valor mínimo de R$ 195 milhões para o acordo.

Oito casas de apostas apresentaram propostas ao Flamengo, sendo que a Betano saiu vitoriosa na disputa com SuperBet e Sportingbet. As outras duas propostas também ultrapassaram os R$ 200 milhões anuais.

A marca da Betano estará presente nas camisas dos times masculino e feminino de futebol, do basquete e na parte inferior das costas da equipe de vôlei feminino, além de nas placas de publicidade do Maracanã.

O Flamengo, além do contrato de patrocínio, aprovou durante a reunião a inclusão de cláusulas antirracistas em seu estatuto. Agora, o combate ao racismo deve pautar todas as ações do clube, sejam elas esportivas, sociais, culturais ou de formação profissional. Essa medida busca ampliar a conscientização, prevenção, inclusão e repressão a práticas discriminatórias dentro do Fla.

O clube tem realizado diversas ações antirracistas, como parcerias com entidades, realização de cursos, produção de materiais educativos e campanhas. O documento aprovado estabelece penalidades para sócios, dirigentes, atletas, funcionários ou prestadores de serviços que pratiquem ou incentivem atos racistas, indo desde suspensões até exclusão no caso de reincidência.

Por fim, o Flamengo segue com sua atuação engajada na luta contra o racismo, com a realização de palestras, cursos e campanhas que visam valorizar a cultura negra no esporte. Assim, o clube demonstra seu comprometimento em combater qualquer forma de discriminação em seu meio.

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