Uma pesquisa do Instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira, 20, aponta a oscilação de dois pontos para baixo em relação a desaprovação do governo Lula (PT), que atingiu a marca de 51%. A diferença entre aprovações e desaprovação é a menor desde janeiro de 2025.
Dados da pesquisa revelam que 46% dos brasileiros aprovam o governo atual, enquanto 51% desaprovam e 3% não souberam responder. No levantamento anterior, feito pela Quaest em julho, a desaprovação estava em 53% e a aprovação em 40%.
O levantamento apontou ainda que Lula voltou a ser mais aprovado entre os brasileiros que ganham até 2 salários mínimos, entre os que têm ensino fundamental, os católicos, os de 60 anos ou mais e os moradores do Nordeste.
Região
A Quaest mostra que a aprovação do governo Lula (PT) apresentou oscilação de 7 pontos para cima no Nordeste, região com maior número de aprovação: 60%. Já no Centro-Oeste e Norte, foi registrado uma diferença de 4 pontos na aprovação, saindo de 40% para 44%, enquanto a desaprovação atingiu a oscilação de 2 pontos para baixo, chegando a casa de 53%.
No Sudeste, a desaprovação segue maior que a aprovação: 55% responderam que desaprovam a gestão do atual governo, enquanto 42% aprovam. O Sul mantém o número de maior desaprovação ao governo, com 61%, e aprovação registrou aumento para 38%.
Gênero
Em relação ao gênero, a avaliação segue em empate técnico entre as mulheres. A desaprovação segue em 49% e a aprovação em 48%. Entre os homens, a desaprovação registrou oscilação de cinco pontos, chegando a 53%, enquanto a aprovação está em 44%.
Bolsa Família
A pesquisa também ouviu os beneficiários do Bolsa Família, que saiu com aprovação de 50% para 60%, enquanto a desaprovação registrou queda de 45% para 37%.