O Fluminense passou por um momento de turbulência na zaga, mas conseguiu superá-lo com sucesso. Mesmo sem Thiago Silva e Ignácio, lesionados há cinco partidas, o técnico Renato Gaúcho manteve o time invicto no período e classificou a equipe para as quartas de final da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Nesse intervalo, ainda precisou lidar com a suspensão de Freytes, que limitou ainda mais as opções no setor e obrigou o treinador a recorrer a jovens da base. Isso, no entanto, não deve mais acontecer nas próximas partidas. Primeiro porque a diretoria contratou Igor Rabello, que será anunciado nesta quarta-feira como reforço do clube, e também porque Thiago Silva está perto de retornar.
O zagueiro sofreu uma lesão muscular grau 2 há 18 dias e tinha previsão de retorno em até um mês. Porém, há cerca de uma semana já vem treinando no gramado, participando parcialmente das atividades com o elenco. Seguindo a evolução, existe a chance de que o camisa 3 atue contra o Bragantino. Tudo depende de como ele vai se sentir ao longo dos treinamentos desta semana. A prioridade, no entanto, é tê-lo 100% apto para o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil contra o Bahia, na próxima quinta-feira (28), às 19h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A princípio, os médicos deram quatro semanas para ele. Fez duas semanas e pouco agora. A única pessoa que pode nos dar essa resposta, se tem condição de jogar ou não, é o próprio Thiago. É da cabeça dele. Se ele estiver se sentindo bem, treinando, fazendo todos os testes e não sentindo nada, e se falar que tem condição de jogar, ele vai jogar. Se ainda estiver em dúvida, a gente não pode perder o Thiago. Então, esperamos ele mais um jogo, para quando voltar, voltar 100% — afirmou Renato Gaúcho após a vitória por 2 a 0 sobre o América de Cali, na última terça-feira.
As ausências abriram espaço para outros jogadores, e dois deles ganharam pontos com o treinador: Manoel e o jovem Davi Schuindt. O veterano vinha de um longo período sem atuar, embora estivesse sempre à disposição fisicamente, e correspondeu quando foi chamado. Foi titular nas últimas três partidas, todas vencidas, sofrendo apenas um gol — justamente na Colômbia, contra o América de Cali. Já o Moleque de Xerém foi acionado no Brasileirão, quando Renato optou por poupar ou precisou lidar com desfalques, e teve boas atuações contra Bahia e Fortaleza. Qualquer zagueiro que tem jogado tem dado conta do recado. O Manoel, por exemplo, que não atuava há muito tempo, tem jogado muito bem. O Freytes voltou bem. O garoto Davi, toda vez que precisei dele, se comportou muito bem. Eu sempre falo para os jogadores treinarem forte, porque daqui a pouco a oportunidade vai aparecer. Eles têm dado conta do recado justamente por isso: porque a cobrança é diária em cima deles e, toda vez que um jogador é chamado, corresponde — completou Renato.
O próximo desafio será em Bragança Paulista, contra o Bragantino, no sábado (23), às 16h, no Estádio Nabi Abi Chedid. O Fluminense é o oitavo colocado no Brasileirão, com 27 pontos somados, e pode entrar no G-6 em caso de vitória. Para os torcedores que desejam acompanhar de perto o time, já é possível comprar os ingressos para os próximos jogos do Fluminense e garantir seu lugar no estádio. Além disso, para ficar por dentro de todas as novidades e informações sobre o clube, é recomendado seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp, onde conteúdos exclusivos serão divulgados. Não perca a oportunidade de fazer parte dessa experiência única e torcer pelo sucesso do Fluzão em campo.