A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) realizou o retorno de 19 pessoas em situação de rua para seus municípios de origem. A ação integra o Programa De Volta Para Casa, desenvolvido pelo Goiás Social.
Os beneficiários embarcaram na Rodoviária de Goiânia com destino a cidades de várias regiões do Brasil. A iniciativa oferece passagens, kit alimentação e acompanhamento das equipes da Seds para garantir a reintegração social e familiar dos participantes.
Programa De Volta Para Casa promove dignidade e recomeço
Para ter acesso ao benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único, apresentar documento com foto ou boletim de ocorrência e fornecer contato no município de destino. Os solicitantes também assinam uma declaração manifestando o desejo de retornar.
A ação é feita em parceria com o Centro Pop de Goiânia e contou com roda de conversa sobre as causas da situação de rua e os caminhos para superá-la. “É o começo, meio e fim de uma trajetória para um novo começo de vida”, afirmou a superintendente de Direitos Humanos, Ana Luisa Freire.
Daniel Gonçalves, um dos beneficiados, embarcou para Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. “Essa é a oportunidade para voltarem para os seus familiares e terem uma vida digna perto de quem realmente ama e cuida de vocês”, disse.