Goianão 2019: 12 clubes e poucos clássicos na primeira fase

Os oito melhores colocados na classificação geral avançarão para as quartas de final

A Federação Goiana de Futebol realizou na manhã desta quinta-feira (8), o conselho técnico do Campeonato Goiano do ano que vem. A principal novidade do Goianão 2019 será a participação de 12 clubes, e não mais 10, como ocorreu nas últimas edições. Subiram para a primeira divisão Crac, Novo Horizonte, Goiânia e Goianésia, já Anápolis e Rio Verde foram rebaixados.

Os 12 clubes foram divididos em dois grupos. Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentarão as equipes do Grupo B em turno e returno. Os oito melhores colocados na classificação geral avançarão para as quartas de final. Os dois piores na classificação geral serão rebaixados para a Divisão de Acesso.

No Grupo A estão Goiás, Aparecidense, Crac, Anapolina, Goianésia e Itumbiara. No Grupo B estão Vila Nova, Atlético-GO, Novo Horizonte, Grêmio Anápolis, Iporá e Goiânia, que volta à elite do Campeonato Goiano após 12 anos. O Goiás, único clube da capital no Grupo A, fará 9 dos 12 jogos da primeira fase em Goiânia, os seis como mandante e os três clássicos como visitante contra Vila Nova, Atlético-GO e Goiânia. O time esmeraldino fará seis clássicos na fase inicial. Vila, Atlético-GO e Goiânia não se enfrentam. O Goianão 2019 tem início previsto para o dia 19 de janeiro. A final será no dia 21 de abril.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos