Rômulo chega ao RB Leipzig apostando em temporada ambiciosa do clube: “Brigar pela Bundesliga”
Fã de Neymar, brasileiro de 23 anos diz que histórico do time alemão no trabalho com jovens foi decisivo para a transferência
Bundesliga 2025/26 – Quem pode desafiar o favorito Bayern de Munique?
[https://s01.video.glbimg.com/x240/13855180.jpg]
Depois de dois anos no modesto Göztepe, da Turquia, o brasileiro Rômulo chegou esta semana ao RB Leipzig e já terá pela frente, no primeiro desafio, o sempre perigoso Bayern de Munique, fora de casa, no jogo de abertura da nova temporada do Campeonato Alemão – o sportv transmite a partida nesta sexta-feira, às 15h30 (horário de Brasília). Um adversário sob medida para o Leipzig começar a escrever uma nova história, após a sétima colocação na última Bundesliga. Para Rômulo, desafios como esse servem como combustível para uma temporada ambiciosa.
– Eu escolhi o RB Leipzig por ser um projeto ambicioso. Eles querem ganhar títulos, já ganharam a Copa (da Alemanha) anos atrás. Ainda não ganhou a Bundesliga, mas vem trabalhando para isso. Eu escolhi esse projeto pela ambição que eles têm – afirmou Rômulo em entrevista coletiva com jornalistas brasileiros, por videoconferência, na quarta-feira, diretamente do CT do RB Leipzig.
O brasileiro Rômulo tira foto com um torcedor do RB Leipzig — Foto: Divulgação/RB Leipzig
Rômulo contou que tinha outras opções na janela de transferências, da Inglaterra e também de outros times alemães, mas levou em consideração o perfil do time alemão, que costuma lapidar jovens talentos.
– Muitos jogadores jovens saíram daqui, como Dani Olmo (do Barcelona), o Nkunku, hoje no Chelsea, o Xavi Simons, Openda, Sesko, que acabou de sair. Essa formação e esse cuidado que eles têm com os jovens foram o que me fez tomar essa decisão – contou.
– É um clube que apoia jovens jogadores, fazem muitas apostas. Acredito que fiz uma boa escolha, mas agora tenho que jogar para ver se é verdade – brincou Rômulo.
Bundesliga: confira os destaques do ge para a temporada 25/26
[https://s02.video.glbimg.com/x240/13814865.jpg]
Alto, mas com bola no chão
O atacante de 1,93m foi revelado pelo Athlético-PR e deixou o Brasil no início de 2024 para jogar no Göztepe, então na segunda divisão turca. Ajudou o time a subir para a elite e terminar em sétimo lugar na última temporada. Com a saída do esloveno Benjamin Sesko, de 1,95m, o RB Leipzig foi buscar outro atacante alto para disputar uma vaga no ataque. Mas Rômulo não se vê como uma “cópia” do esloveno, novo reforço do Manchester United.
– Aqui eu tenho percebido que vou ter mais liberdade, e particularmente é o que eu gosto bastante. Eu tenho um porte físico alto, mas meu ponto forte não é a cabeça, mesmo tendo 1,93m. Acho que eu sou um jogador alto com muita velocidade e técnica, eu gosto desse jogo mais curto. Mas se precisar ficar na área e atacar o espaço, eu consigo fazer – explicou o atacante, que se espelha em Pedro, do Flamengo.
– Não querendo me comparar, mas é um cara que eu gosto muito e me espelho nele. Acho que tenho um estilo de jogo parecido com o do Pedro, do Flamengo. É um atacante top, cotado para a seleção, já foi para a última Copa do Mundo.
O atacante Rômulo em treino no RB Leipzig — Foto: Divulgação/RB Leipzig
Preparação normal para enfrentar o Bayern
Rômulo ainda está conhecendo o novo time e trabalhando para estar à disposição do técnico Ole Werner. Estrear contra o Bayern de Munique pode soar como um jogo diferente, por se tratar do maior vencedor do futebol alemão, mas o brasileiro garantiu que não viu nenhuma preparação especial no novo clube.
– Acredito que aqui a mentalidade é um pouco diferente, eu cheguei há uma semana, um pouco antes do jogo da Copa (da Alemanha, vitória por 4 a 2 sobre o SV Sandhausen), e acho que a preparação para aquele jogo foi igual a essa. Eles tratam todos os jogos como jogos grandes, acho que isso é o que diferencia a mentalidade aqui da Alemanha – disse o brasileiro.
O brasileiro Rômulo é o novo reforço do RB Leipzig — Foto: Reprodução
Santista Rômulo sofreu com 6 a 0 do Vasco
Santista e fã de Neymar, Rômulo tenta acompanhar, de longe, o time paulista e também o Athlético-PR, quando o fuso horário permite. No último domingo, sofreu com a goleada de 6 a 0 do Vasco sobre o Santos. Ele espera que o Peixe consiga se recuperar e confia também no crescimento individual do seu ídolo Neymar.
– Hoje o Santos está num momento difícil, de reestruturação, então é normal acabar sofrendo. Pelo tamanho que é o clube, o Santos tem que brigar por títulos sempre, e ver o time passando por esse momento mais uma vez é muito difícil para o torcedor. Eu acompanhei o jogo contra o Vasco, sim, estava vendo no celular, mas aí eu desliguei quando estava quatro, cinco. O Athlético também não vem num bom momento na Série B, mas faz parte do futebol – disse o atacante, natural de Marialva, no Paraná.
De longe, ele torce para voltar a ver o ídolo Neymar em sua melhor forma, não só no Santos como na seleção brasileira.
– Acho que o Santos vai se reestruturar. Neymar vem de uma lesão séria, um ano sem jogar, então não é fácil para qualquer jogador, mas espero que ele volte ao seu auge, claro que é difícil voltar a ser aquele Neymar do Barcelona ou do PSG, tanto pela idade quanto pelas lesões, mas ele é o cara mais decisivo que a gente tem hoje no Brasil. A gente espera que ele esteja bem para a Copa e possa trazer o hexa para a gente.
CONFIRA OUTROS TÓPICOS DA ENTREVISTA:
Boa temporada no Göztepe
– Tive um ano individual e com a equipe muito bom no Göztepe, e acredito que por isso brilhou os olhos daqui para me contratarem. Foi a maior sequência que eu tive na minha carreira, no Athlético não tive muita sequência e tive lesões, também. No Göztepe eu acabei encontrando confiança e espero continuar assim. Claro que ainda tenho pontos a evoluir, melhorar as tomadas de decisão, ainda sou novo, e acredito que esse grupo aqui, com mais qualidade, vai me ajudar a crescer como jogador aqui na Alemanha.
Adaptação ao futebol europeu
– Passar pela Turquia me ajudou bastante a me adaptar. Eu tentei aprender turco, mas é muito difícil, então eu foquei mais no inglês. Não sou fluente, mas consigo me comunicar bem, e isso tem me ajudado aqui na adaptação. Não tem sul-americanos, tem o Xavi Simons que fala espanhol, mas a maioria fala inglês, e isso tem me ajudado a me comunicar com eles, para entrosamento, eu gosto da bola mais ali, essas coisas assim.
Objetivos para a temporada
– No Göztepe, o investimento era menor, os grandes investem muito mais. Aqui também tem os grandes, mas o RB Leipzig é um time mais ambicioso. Acredito que a gente vem para brigar pela Bundesliga e pela Copa. Minha primeira meta pessoal é me adaptar o quanto antes ao estilo de jogo e ao clube, buscar meu espaço e tentar acabar a temporada como titular absoluto. Sobre gols, espero fazer o máximo possível, mas para ser um pouco mais realista e pés no chão, é terminar a temporada com no mínimo dez gols, aí depois de adaptado podemos falar sobre mais.
RB Leipzig fora das competições europeias
– Infelizmente eles não conseguiram classificação para nenhuma competição europeia, mas o clube estava passando por uma reformulação no final da temporada, trocou de treinador, e agora vem para mais uma temporada, com menos jogos e mais tempo para se preparar. Então, praticamente todos os jogos vamos ter jogadores frescos e mais tempo para se preparar, querendo ou não isso acaba sendo uma vantagem e temos que saber aproveitar isso.