Com um calorão de 35ºC marcando o fim de semana, o Rio de Janeiro se despede do veranico que trouxe temperaturas elevadas nos últimos dias. Mesmo em pleno inverno, a capital fluminense terá um sábado de sol forte e altas temperaturas. O fenômeno do veranico, que começou na última quarta-feira e se estenderá até segunda-feira, é causado por um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias, elevando as temperaturas médias em até 5°C.
No sábado, a previsão é de máxima de 35°C na cidade maravilhosa, com mínima de 18°C. Entretanto, no domingo, há expectativa de aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva fraca à noite. O veranico é responsável por manter elevadas as máximas, enquanto as mínimas tendem a ficar em patamares mais baixos durante a noite e a madrugada.
Com o tempo seco e as altas temperaturas, é indispensável atenção à hidratação e alimentação, especialmente ao frequentar as praias. No Rio de Janeiro, 16 praias estão liberadas para banho, enquanto 5 são impróprias. Em Niterói, 11 praias estão próprias para banho e 3 estão impróprias. Além das praias, o Parque Nacional da Tijuca oferece uma alternativa para escapar do calor, com trilhas, cachoeiras e natureza exuberante.
O Parque Nacional da Tijuca conta com mais de 1600 espécies vegetais, 433 ameaçadas de extinção, e cerca de 660 espécies de animais. Dentre as trilhas disponíveis, destaque para o Mirante da Cacatinha Taunay e o Caminho Dom Pedro Augusto. Já nas cachoeiras, é possível se refrescar na Ducha da Estrada do Redentor e na Cachoeira do Horto, entre outras opções.
É fundamental seguir as orientações da administração do Parque, como usar roupas adequadas, calçados confortáveis, aplicar repelentes e protetor solar, além de levar água e não deixar lixo no ambiente. Com a mudança do tempo prevista para segunda-feira, a terça-feira pode ser de instabilidade na capital e em outras regiões do estado. Aproveite o fim do veranico para desfrutar das belezas naturais do Rio de Janeiro e se refrescar em meio à natureza exuberante.