Incêndios em Cunha e São José do Barreiro: situação crítica e combate às chamas

incendios-em-cunha-e-sao-jose-do-barreiro3A-situacao-critica-e-combate-as-chamas

Incêndios atingem áreas de mata em Cunha e São José do Barreiro

Em Cunha, chamas atingiram vegetação rasteira e áreas de preservação e só foram
controladas após 25 horas.

O aumento do tempo seco na região tem contribuído para o aumento dos focos de incêndio, resultando em pelo menos dois incêndios de grande proporção registrados nas cidades de Cunha e São José do Barreiro. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, precisou ser utilizado para auxiliar no combate às chamas.

A situação mais crítica foi em Cunha, onde as chamas começaram por volta das 9h desta sexta-feira (22) e só foram extintas às 10h30 deste sábado (23), de acordo com informações da Defesa Civil do Estado de São Paulo. A área queimada chegou a cerca de 210 mil metros quadrados, e foram utilizados pelo menos 27,3 mil litros de água para controlar o fogo, que atingiu vegetação rasteira, áreas de preservação permanente (APP) e área de proteção ambiental (APA).

As chamas, conforme relatório da Defesa Civil, ocorreram nas proximidades da Estrada da Barra J. Alves, na zona rural de Cunha.

Em São José do Barreiro, um incêndio afetou uma região próxima à área de preservação permanente (APP) na sexta-feira (22). O Corpo de Bombeiros identificou focos de incêndio na área de amortecimento, sem terem avançado para o interior do parque estadual.

Os Bombeiros atuaram prontamente na linha de frente, conseguindo controlar o fogo. No entanto, ainda estão trabalhando no rescaldo e verificação de possíveis novos focos. A extensão total da área atingida não foi divulgada pelos Bombeiros.

A Defesa Civil alerta para a região sobre o risco de queimadas até o fim de semana, devido às condições climáticas adversas. É importante estar atento e colaborar na prevenção e combate a incêndios, principalmente em áreas de mata e preservação. Juntos, podemos minimizar os danos causados por esses incidentes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp