Viaduto inacabado ‘mesa de sinuca do mundo’ em SC segue interditado

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Viaduto em SC apelidado de ‘maior mesa de sinuca do mundo’ segue inacabado após 14 anos

Estrutura foi construída em 2011 para evitar conflito com futura linha férrea em São Francisco do Sul. Falta de recursos e acidente com caminhão afetaram andamento.

Viaduto interditado na SC-415

Em meio a uma rodovia estadual de Santa Catarina, uma construção chama a atenção. Um viaduto inacabado, sem qualquer ligação com a via, surge acima de uma das pistas da SC-415, em São Francisco do Sul, uma das principais cidades do Norte do estado.

A estrutura é conhecida por motoristas e moradores da região como “a maior mesa de sinuca do mundo”, uma ironia em alusão ao formato da obra, erguida em 2011. O viaduto era parte da implantação de uma futura linha ferroviária, que 14 anos depois, também não está pronta.

O viaduto fica no km 9,4 da SC-415. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) explicou que, embora ele esteja localizado em uma rodovia estadual, faz parte de uma obra federal: o contorno ferroviário de São Francisco do Sul, construção sob responsabilidade da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DIF), com sede em Brasília.

Ainda segundo o DNIT, o viaduto foi construído para evitar um conflito entre a rodovia e a linha férrea, já que os trilhos de trem cruzariam a estrada estadual. Nesse caso, a ideia é que os veículos passassem por ele, evitando a linha férrea. Desta forma, o trânsito seria mais seguro.

SUCESSIVAS PARALISAÇÕES

As obras do contorno ferroviário foram paralisadas pela necessidade de ajustes significativos no projeto de engenharia, devido às condições geotécnicas encontradas em campo, segundo o DNIT.

Com isso, não foi feito o serviço de encabeçamento do viaduto que já estava construído, e o tráfego local foi mantido sob a estrutura.

O encabeçamento é a ligação da estrutura suspensa com a via no nível térreo, originando assim a forma de “mesa de sinuca”, como o viaduto é conhecido.

Ainda de acordo com o DNIT, as obras no viaduto não foram concluídas por falta de verba. “A continuidade das obras para implantação do contorno depende de disponibilidade orçamentária. Tão logo haja disponibilidade, será feito o procedimento licitatório para contratação das obras”.

INTERDIÇÃO E ESPERANÇA DE RECUPERAÇÃO

Em 22 de julho deste ano ocorreu a interdição. Na semana anterior, um caminhão bateu em uma viga do viaduto durante a passagem, movendo um pilar, segundo informações da NSC TV.

Desde então, a estrutura foi interditada e um desvio foi feito para os motoristas e o trânsito não está mais passando por debaixo do viaduto. A ideia do DNIT agora é a recuperação do local.

O departamento publicou uma portaria para autorizar a contratação emergencial de serviços para recuperação do viaduto. A medida foi tomada após a elaboração de um laudo técnico preliminar, que aponta a viabilidade de recuperação da estrutura danificada por agentes externos.

A atualização mais recente é que foi colocado um equipamento para fazer um monitoramento nos próximos dias, para que, posteriormente, seja feita a recuperação da estrutura.

O monitoramento começa a ser feito com um aparelho específico colocado no local por engenheiros, para analisar a situação atual do viaduto.

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