A Prefeitura de Salvador dará início à vistoria dos táxis a partir de segunda-feira, 25 de outubro. Este processo de inspeção é obrigatório e seguirá até o dia 19 de outubro, então é importante que os autorizatários estejam atentos aos prazos estabelecidos para cada alvará.
Os taxistas regulamentados de Salvador devem realizar a inspeção anual obrigatória a partir do dia 25. Para este ano, houve uma descentralização do processo de vistoria, que agora será realizado por Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs) credenciadas pela prefeitura, e não mais pela Semob.
Para passar pelo procedimento, os autorizatários devem solicitar a liberação da inspeção veicular através do portal Salvador Digital. Além disso, é necessário anexar a documentação exigida, como a carteira de habilitação (CNH), certificado da última aferição, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV e licenciamento atualizado.
Após a liberação da inspeção veicular, o permissionário deve comparecer à ITL para realizar a vistoria. Os valores para esse procedimento permanecem os mesmos praticados anteriormente pela Semob, sendo R$117,79 para o período em vigor e R$176,68 para os veículos com procedimentos atrasados.
O laudo técnico com o resultado da inspeção será encaminhado pela ITL diretamente para a Cotae, em formato digital. Os veículos que forem reprovados na vistoria terão um prazo de 30 dias para regularizar a situação, conforme estabelecido pelas normas.
As vistorias continuarão sendo realizadas até o dia 19 de outubro, portanto, é essencial que os autorizatários estejam atentos aos prazos específicos para cada alvará. A Prefeitura de Salvador vem executando esse processo de forma eficiente para garantir a segurança e qualidade dos serviços de transporte de táxi na cidade.