Menino de 11 anos supera trauma, lança livro e ensina como evitar afogamentos
Obra de Davi Assef, de Ribeirão Preto (SP), mostra de forma lúdica como evitar acidentes na água, que são a 2ª maior causa de morte entre crianças no Brasil. Um menino de 11 anos da cidade de Ribeirão Preto (SP) está usando a própria história para salvar vidas de outras crianças. Davi Assis lançou o livro “O Menino que Transforma Crianças em Tubarões”, que ensina, de forma divertida, como prevenir afogamentos, uma das principais causas de morte de crianças no Brasil.
O livro apresenta, de forma lúdica, dicas de segurança para dentro e fora da piscina. A narrativa acompanha um personagem que aprende com o “Tuba”, um tubarão amigo, como agir em diferentes situações de risco, sempre destacando a importância da supervisão de um adulto e de cuidados simples que podem evitar acidentes.
A obra é voltada para crianças e famílias e busca transformar a prevenção em um aprendizado leve e divertido. Davi Assef, de Ribeirão Preto, é o criador da plataforma digital ‘Tuba Go’ e do livro ‘O Menino que Transforma Crianças em Tubarões’. A publicação é mais um passo de uma trajetória marcada pela superação. Antes de aprender a nadar com confiança, Davi enfrentou um trauma que começou ainda bebê: o pavor de água.
Aline Assef, mãe de Davi, conta que nos primeiros dias de vida, o menino chorava muito durante o banho e não deixava nem que o rosto fosse molhado. A iniciativa para mudar a situação começou ao matricularem Davi na natação aos sete meses. O início não foi fácil, mas após três meses de adaptação, Davi começou a se sentir à vontade na piscina. Hoje, com 11 anos, Davi nada com desenvoltura, domina diferentes estilos e faz da piscina o lugar onde mais se sente em casa.
Com o tempo, o menino percebeu que muitas crianças não teriam a mesma oportunidade de aprender a nadar. Foi assim que nasceu o projeto “Tuba Go”, uma plataforma gratuita criada em 2021 com apoio dos pais, que reúne cursos, jogos e materiais educativos para prevenir afogamentos. Segundo o pai, Henry Assef, a ideia surgiu depois que o filho viu na TV um programa de “ideias para um mundo melhor”. Davi alerta para a importância de tomar muito cuidado dentro da água, sempre supervisionado por um adulto, e nunca nadar sozinho. Quando existe segurança, a natação se torna ainda mais divertida.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o afogamento é a segunda causa de morte de crianças entre 1 e 4 anos no Brasil. Entre 2010 e 2023, foram registradas 71.663 mortes por afogamento no país, das quais 5.878 envolveram crianças nessa faixa etária. O professor de natação de Davi, Arthur Dias Rezende, alerta que o perigo não está apenas em piscinas, recomendando barreiras de proteção e o constante monitoramento de adultos para evitar acidentes.
O sucesso do jovem Davi nas redes sociais impulsionou a transformação de sua experiência em literatura infantil, com o lançamento do livro “O Menino que Transforma Crianças em Tubarões”. O exemplo de superação e iniciativa de Davi Assef serve como inspiração para crianças e famílias no combate aos afogamentos, promovendo a conscientização sobre a importância da segurança aquática e prevenção de acidentes.