Acampamento em SC: Trio é resgatado por bombeiros após 12 horas ilhado

acampamento-em-sc3A-trio-e-resgatado-por-bombeiros-apos-12-horas-ilhado

Resgate de 12 horas e sinais de hipotermia: Trio fica ilhado ao acampar e cheia do rio desafia bombeiros em SC

Campistas foram resgatados em Orleans, no Sul do estado. Um socorrista foi levado ao hospital com lesões leves. Correnteza forte e volume de água dificultaram atendimento.

Trio fica ilhado ao acampar em SC e é resgatado pelos bombeiros

Trio fica ilhado ao acampar em SC e é resgatado pelos bombeiros

Três pessoas foram resgatadas após ficarem ilhadas enquanto acampavam em Orleans, no Sul de Santa Catarina. Os socorristas foram acionados às 22h35 de sábado (23), quando o rio que corta a região começou a encher. Por causa da correnteza forte e do volume de água, o atendimento só foi concluído quase 12 horas depois, com apoio de três equipes.

Vídeo mostra o momento em que a última vítima é socorrida, na manhã deste domingo (24), por volta das 10h30.

Socorristas que atuaram na madrugada chegaram a apresentar sinais de hipotermia e, às 6h, foi necessário acionar mais profissionais para substituir a equipe. Um dos resgatistas foi arrastado pela correnteza e levado ao hospital.

Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo no estado, a condição de chuva segue até quarta-feira (27). Os bombeiros alertam para que as pessoas prefiram locais de fácil acesso e sempre consultem a previsão do tempo antes de realizar qualquer atividade ao ar livre, evitando dias com muito vento e chuvas.

Inicialmente, os bombeiros de Orleans foram chamados e conseguiram resgatar duas pessoas. Por volta das 2h45, a equipe de São Ludgero, na mesma região, foi chamada para ajudar a socorrer a terceira vítima. Um dos bombeiros chegou a ser arrastado pela água e ficou ilhado durante essa operação. O socorrista foi salvo pelos colegas com ferimentos leves nas pernas, nos ombros e em uma das mãos e foi encaminhado ao hospital. Pela manhã, a equipe em atuação passou a apresentar sinais de hipotermia, e recursos adicionais de Braço do Norte foram acionados às 6h para substituir os profissionais.

Também foram mobilizados socorristas do Serviço AeroPolicial de Fronteira (Saer), da Polícia Civil, e do helicóptero Arcanjo 01, dos bombeiros, que conseguiu resgatar a vítima que faltava. Após o atendimento pré-hospitalar, ela foi liberada pela equipe médica do Arcanjo 01. Segundo a Defesa Civil, não houve interdições de ruas ou alagamentos na cidade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp