A partir desta quinta-feira (28), DE vai acabar com o ‘Serviço 710’, que unia as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa em viagens diretas, conforme anunciado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Com a nova estrutura, os passageiros que realizavam o trajeto sem necessidade de baldeação terão que realizar a troca de trem na estação Palmeiras-Barra Funda, zona oeste da capital paulista.
Essa mudança irá resultar em um aumento no tempo de trajeto para os usuários do serviço, impactando diretamente na estação Barra Funda, que já comporta um grande fluxo de passageiros, com três linhas de trem e uma de metrô. Apenas as linhas 10-Turquesa e 11-Coral juntas transportam cerca de 900 mil passageiros diariamente.
Com as modificações, a Linha 7-Rubi terá seu trajeto reduzido, conectando Jundiaí à estação Palmeiras-Barra Funda, sem seguir até a Luz. Já a Linha 10-Turquesa será estendida de Rio Grande da Serra até a terminal Palmeiras-Barra Funda. A Linha 11-Coral também terá ampliação de seu trajeto, indo da Luz até a Barra Funda em horários específicos.
A estação Barra Funda foi escolhida pela CPTM para ser o ponto de conexão devido a sua capacidade de receber o novo fluxo de passageiros. Com dez plataformas, um amplo mezanino e uma área de circulação adequada, a estação foi vista como a opção mais viável para abrigar as baldeações.
A ampliação da operação da Linha 11 até a Barra Funda terá início nesta segunda-feira (25), com horário reduzido de funcionamento inicialmente, das 8h às 15h30 e das 20h à meia-noite. A mudança acontece no mesmo momento em que a TIC Trens inicia a fase de transição para operar a Linha 7-Rubi, sem considerar a continuidade do serviço 710.
O serviço 710, que integrou as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa em 2021, oferecendo viagens sem baldeações e mais conexões, será descontinuado, retornando a necessidade de baldear para conectar-se a outras linhas. A CPTM destaca que a mudança terá impactos mínimos e que baldeações sempre serão parte integrante do sistema de transporte público.