Tarifa de estacionamento rotativo é reajustada em 25% em Marília; valor passa de
R$ 2 para R$ 2,50
Mudança pegou moradores de surpresa. Motoristas relatam falta de funcionários e
dificuldades para efetuar pagamento.
Preço da Zona Azul sobe 25% e tempo máximo passa a 3h em Marília
Preço da Zona Azul sobe 25% e tempo máximo passa a 3h em Marília
No último sábado (23), foi publicado no Diário Oficial do Município de Marília
(SP) um decreto que altera o valor do estacionamento rotativo, a Zona Azul, de R$ 2 para R$ 2,50 por
hora, um reajuste de 25%. O tempo máximo de permanência na mesma vaga também
mudou, antes eram duas horas e agora passou para três horas.
A empresa responsável pelo serviço na cidade é a Rizzo Park, que já enfrentou
diversas reclamações desde que assumiu a operação. Entre os problemas apontados pelos motoristas estão a falta de funcionários nos
pontos de estacionamento e falhas na infraestrutura.
O reajuste e a alteração no tempo de permanência surpreenderam moradores e
motoristas, que questionam a necessidade da mudança e destacam o impacto no
bolso de quem depende da Zona Azul diariamente.
O motorista Carlos Alberto da Silva disse, em entrevista à TV TEM, que foi
surpreendido pelo aumento. “Confesso que estou surpreso, eu não tinha reparado,
mas não sei se precisa de tudo né, isso né, pra quem precisa usar todo dia pesa
no bolso né.”
Já o motorista Jair José Filho relatou dificuldades enfrentadas devido à falta
de funcionários. “Não tinha um funcionário deles perto e acabei deixando sem
pagar e veio aquela multa. Acabei tomando uma multa, e aí é bem complicado.
Talvez mais funcionários na rua, pra disponibilizar o pessoal lá pra baixo, lá
pra baixo da São Luís, na 15, fica bem pouco e acaba dificultando.”
A cidade possui totens de autoatendimento para pagamento, mas durante reportagem
da TV TEM foi constatada a ausência de máquinas por volta das 10h desta
segunda-feira (25). Após contato da reportagem, um funcionário foi visto
instalando uma máquina às 11h30, mas a situação foi desconhecida pela assessoria
da Rizzo Park.
O presidente da Emdurb, Paulo Alves, conversou com a reportagem da TV TEM e
destacou que a fiscalização do serviço é constante e que a mudança no tempo de
permanência facilita a vida dos motoristas:
> “Nós aqui como empresa pública estamos em cima e fazendo a fiscalização de
> todo esse serviço. O que é importante ressaltar é que agora o cidadão vai
> poder parar por mais uma hora, por três horas. Antes era duas horas, agora
> três horas. E quem parar três horas não teve nada de reajuste, vão ficar o
> mesmo valor, R$ 6 para parar três horas.”
Sobre o reajuste, Paulo explicou que ele foi menor do que o previsto
inicialmente:
“Claro que na primeira hora, segunda hora, houve esse reajuste totalmente
inferior ao que foi demandado na gestão passada, que era um aumento para até R$
3. Então nós cortamos isso, o primeiro ato foi cortar esse reajuste e aí a gente
fez uma melhor implementação do serviço, que era a grande reclamação dos
comerciantes e também do munícipe. A questão da quantidade de hora para parar
aqui na região central do município de Marília.”
Paulo reforçou que motoristas podem encaminhar reclamações sobre o serviço pelo
telefone 156 ou pelo site da Emdurb, que direciona para a empresa responsável.
“Esse é o nosso papel, fazer a fiscalização mesmo do serviço e vamos continuar
fazendo uma fiscalização muito eficaz. E esses apontamentos, do munícipe, podem
encaminhar para a Emdurb através do 156 ou através do site da Emdurb, que a
gente vai direcionar para a empresa.”
Além disso, motoristas que receberam notificações por parar sem pagar terão 40%
do valor da multa restituído: “A partir de agora, aquele cidadão que tomou uma
notificação dentro dessas vagas, ele vai ter o recebimento de 40% do valor dessa
notificação. Então, aquele que tem um aplicativo, vai receber ali os R$ 10
referente a 40% de uma eventual notificação do serviço.”
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