Alerta de chuvas intensas: Inmet prevê instabilidade em mais de 200 cidades do Paraná; veja quais se prevenir.

alerta-de-chuvas-intensas3A-inmet-preve-instabilidade-em-mais-de-200-cidades-do-parana3B-veja-quais-se-prevenir

Instabilidade aumenta e Inmet emite alerta de chuvas intensas para mais de 200 cidades no Paraná; veja quais

De acordo com o órgão, as chuvas podem chegar a 100 mm ao longo do dia, com ventos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas para algumas regiões do Paraná nesta terça-feira (26). O aviso vale para 211 municípios do estado e é válido até às 23h59. Veja quais abaixo.

O alerta atinge a Região Metropolitana de Curitiba, Central, Centro-Sul, Campos Gerais e parte do Noroeste, Oeste, Sudeste, Norte e Norte Pioneiro.

A previsão indica chuvas entre 50 e 100 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h.

De acordo com o órgão, há risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, para evitar acidentes com quedas e descargas elétricas, e que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

As demais regiões também podem ter chuvas, mas um pouco menos intensa, conforme o Inmet.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental Paraná (Simepar), a terça começou com tempo instável em todo o estado, com pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas.

Segundo o meteorologista Fernando Mendes, a nebulosidade aumenta devido ao fluxo de umidade que vem do Paraguai e do Mato Grosso do Sul, deslocando-se de oeste para leste.

Segundo Mendes, as temperaturas variam entre mínimas mais baixas próximas à divisa com Santa Catarina e máximas de até 25 °C na região Norte, especialmente em cidades próximas ao estado de São Paulo, como Paranavaí.

De acordo com o Simepar, na quarta-feira (27) a região leste do Paraná terá maior concentração de nuvens, com possibilidade de chuvas isoladas. Ao longo do dia, a nebulosidade deve se deslocar em direção ao mar.

As temperaturas sobem de forma lenta no leste, enquanto no interior o aquecimento é mais acentuado, com máximas que podem chegar a 30 °C no Norte do estado.

Entre quinta (28) e sábado (30), ainda há previsão de chuvas rápidas e passageiras em áreas do Nordeste e do Leste paranaense.

Segundo o Inmet, a população deve tomar alguns cuidados: Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pelo risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; evitar enfrentar o mau tempo; observar alteração nas encostas.

Para mais informações a orientação é que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp