Champions de ponta a ponta: equipes estreantes desafiam geografia na Champions League

champions-de-ponta-a-ponta3A-equipes-estreantes-desafiam-geografia-na-champions-league

Champions de ponta a ponta: times estreantes levam a competição às fronteiras da Europa

“Vizinho” da China, Kairat, do Cazaquistão, será a equipe mais oriental a disputar a Liga dos Campeões; Bodo/Glimt, da Noruega, fica acima do Círculo Polar Ártico, e Pafos, do Chipre, está a 440 km da África.

Pafos, do Chipre, conta com scouts brasileiros e busca espaço na Champions [https://s01.video.glbimg.com/x240/13831456.jpg]

A Liga dos Campeões da Uefa nunca foi tão longe. As três equipes que se classificaram nesta terça-feira à fase principal serão responsáveis por levar a competição aos limites da Europa. O Kairat, do Cazaquistão, será o time mais oriental a disputar a Champions na história – seu estádio, na cidade de Almaty, fica a apenas 275 quilômetros da fronteira com a China.

Os outros dois classificados “cruzam” a Europa de Norte a Sul. O Bodo/Glimt, da Noruega, se localiza acima do Círculo Polar Ártico, outro marco inédito na competição. Do outro lado do continente, o Pafos, do Chipre, só precisa cruzar 440 km no Mar Mediterrâneo para alcançar Alexandria, cidade histórica do Egito, no Norte da África. Para chegar a Beirute, capital do Líbano, bastam 220 km para o Leste.

Jogadores do Kairat comemoram com o técnico Rafael Urazbakhtin a classificação na Champions League — Foto: Getty Images

Jajá, ex-Cruzeiro e Athletico, garante classificação inédita do Pafos para a Champions League. Kairat vence Celtic nos pênaltis e garante vaga inédita na fase de liga da Champions.

Nesta quarta-feira, a Champions League 2025/26 conhecerá os quatro últimos integrantes da fase principal, que sairão dos confrontos Benfica x Fenerbahçe (0 a 0 na ida), Copenhague x Basel (1 a 1 na ida), Club Brugge x Rangers (3 a 1 para o Brugge na ida) e Qarabag x Ferencváros (3 a 1 para o Qarabag na ida).

Benfica x Fenerbahçe pelo playoff da Champions: onde assistir, horário e escalações.

O sorteio dos jogos da fase principal da Champions será feito quinta-feira, e certamente 35 times estarão pensando a mesma coisa: “qualquer adversário, menos o Kairat fora de casa”. Quatro deles, no entanto, não vão poder escapar do “pesadelo logístico”.

Bodo/Glimt (em verde, no alto), Pafos (abaixo) e Kairat (à direita): estreantes levam a Champions às fronteiras da Europa — Foto: Reprodução/Google Maps

Mais perto de Tóquio do que da Europa Central. No novo formato da Champions, inaugurado na última temporada, não há mais a divisão por grupos. No sorteio, as 36 equipes são separadas em quatro potes, por nível esportivo. Cada clube terá de jogar oito vezes, contra dois times de cada pote, com quatro partidas como mandante e quatro fora de casa. Qualquer um pode cruzar o caminho do Kairat na qualidade de visitante, dos favoritos como Real Madrid, Liverpool ou o atual campeão Paris Saint-Germain aos meros coadjuvantes.

O desafio será maior conforme a localização de cada adversário do Kairat. No extremo Oeste da Europa, os portugueses Sporting, já garantido na Champions, e Benfica, caso se classifique, são os mais “ameaçados”. Lisboa fica a incríveis 6,8 mil km de Almaty – mesma distância de Brasília a Nova York, nos Estados Unidos.

Mesmo times da região central da Europa não estão em situação muito melhor na comparação das distâncias: Paris (a 5,5 mil km), Londres (a 5,6 mil km) e Madri (a 6,4 mil km), por exemplo, estão mais longe de Almaty que Tóquio (a 5,3 mil km).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp