‘Me senti viva de verdade’: Mulher realizou sonho de ir à Festa de Barretos após superar câncer de mama
Sheila Alves Barros descobriu a doença em 2023, fez tratamento no Hospital de Amor e realizou o sonho de conhecer o maior rodeio da América Latina. Relato foi um dos finalistas do concurso ‘Sinta Barretos’.
Sinta Barretos!: Conheça Sheila Alves Barros, uma das finalistas do concurso da EPTV [https://s03.video.glbimg.com/x240/13856858.jpg]
Sinta Barretos!: Conheça Sheila Alves Barros, uma das finalistas do concurso da EPTV
A Festa do Peão de Barretos [https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/cidade/barretos/] é um sonho para milhares de pessoas. Mas para Sheila Alves Barros, de Sertãozinho (SP) [https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/cidade/sertaozinho-sp/], esse desejo ganhou ainda mais significado após lutar contra um câncer de mama. Em 2023, ela recebeu o diagnóstico, passou por cirurgia e tratamento no Hospital de Amor e, meses depois, ao superar a doença, conseguiu realizar a promessa de ir à festa.
> “Estar na festa foi uma emoção única. Chorei muito, porque me senti viva de verdade. Para mim, estar lá significava vitória,” disse.
A trajetória foi transformada em relato no concurso cultural “Sinta Barretos!” [https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/festa-do-peao-de-barretos/2025/noticia/2025/08/01/sinta-barretos-eptv-lanca-concurso-cultural-e-leva-vencedor-a-festa-do-peao-de-barretos.ghtml], promovido pela EPTV e pelo DE [https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/], que reuniu histórias de quem viveu emoções marcantes no maior rodeio da América Latina. [https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/festa-do-peao-de-barretos/2025/] O vídeo enviado por Sheila foi escolhido como um dos finalistas entre dezenas de inscritos.
DO DIAGNÓSTICO AO INÍCIO DO TRATAMENTO
O câncer foi descoberto em agosto de 2023, de forma inesperada, durante um momento simples da rotina. Sheila contou ao DE [https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/] que sentiu um nódulo no seio durante o banho e, inicialmente, acreditou que fosse uma dor muscular.
> “Eu estava tomando banho quando senti um incômodo na axila. Achei que fosse dor muscular, porque tinha feito esforço no trabalho. Mas quando passei a mão, senti um carocinho no seio. Na hora, meu coração disparou, porque percebi que não era normal”.
Na época, Sheila tinha 36 anos e uma filha de 11. Os primeiros exames e uma biópsia confirmaram a suspeita da doença.
LEIA TAMBÉM
* Conheça o mineiro que viaja 1 mil quilômetros há 35 anos para Barretos, venceu concurso e vai curtir Festa do Peão de camarote
[https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/festa-do-peao-de-barretos/2025/noticia/2025/08/26/conheca-o-mineiro-que-viaja-1-mil-quilometros-ha-35-anos-para-barretos-venceu-concurso-e-vai-curtir-festa-do-peao-de-camarote.ghtml]
* Ana Castela surpreende crianças no Hospital de Amor em Barretos na inauguração de brinquedoteca
[https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/festa-do-peao-de-barretos/2025/noticia/2025/08/25/ana-castela-surpreende-criancas-no-hospital-de-amor-em-barretos-sp-na-inauguracao-de-nova-ala.ghtml]
* Frei Gilson faz história na Festa de Barretos com pegada de religioso popstar em noite de oração para 60 mil pessoas
[https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/festa-do-peao-de-barretos/2025/noticia/2025/08/25/frei-gilson-faz-historia-na-festa-de-barretos-com-pegada-de-religioso-popstar-em-noite-de-oracao-para-60-mil-pessoas.ghtml]
“Meu chão se abriu. Eu pensei: ‘Meu Deus, o que vai ser daqui para frente?’. Para mim era como uma sentença de morte. Meu maior medo era de a minha filha me enxergar frágil, de não ver ela crescer. Foram muitos medos ao mesmo tempo”, contou.
Sheila Alves Barros, de Sertãozinho (SP) foi diagnosticada com câncer de mama em 2023 e fez tratamento no Hospital de Amor, em Barretos (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Preocupada com a demora do convênio em liberar a biópsia, ela decidiu buscar ajuda em Barretos, no Hospital de Amor, referência no tratamento oncológico.
CIRURGIA, QUIMIOTERAPIA E FÉ
O tratamento incluiu cirurgia para retirada da mama, quimioterapia e radioterapia. Sheila passou por uma complicação cirúrgica e chegou a ter uma hemorragia interna. Ainda assim, afirma que encontrou forças na fé e no apoio da família.
> “Eu tinha medo de tudo: de morrer, de ficar careca, de perder minha identidade. Mas Deus me deu uma força que eu nem sabia que existia. Meu marido largou o trabalho para cuidar de mim. Minhas amigas de adolescência nunca me deixaram sozinha. Eu quis enfrentar o processo de cabeça erguida. Andava careca por todo lugar, continuava fazendo tudo que fazia antes. Não queria que as pessoas me olhassem com dó. Queria mostrar que era possível enfrentar.”
Sheila Alves teve apoio do marido e de toda a família durante tratamento contra câncer de mama e afirma que nunca perdeu a fé — Foto: Arquivo pessoal
O SONHO DA FESTA DO PEÃO
A ligação com a cidade ultrapassou os corredores do hospital. Desde a adolescência, Sheila tinha o desejo de conhecer a Festa do Peão, mas sempre considerava distante.
“Sempre amei rodeio, mas nunca tive condições de ir a Barretos. Para mim era algo caro, inacessível. Quando recebi o resultado da biópsia, em agosto de 2023, a festa estava acontecendo e eu disse para o meu marido: ‘A gente ainda vai voltar aqui para ir nessa festa. Não quero que Barretos seja só símbolo de doença. Quero realizar esse sonho”.
Poucos meses depois, em 2024, ela decidiu cumprir a promessa. Mesmo em recuperação de uma complicação cirúrgica, comprou ingressos de pista para a primeira noite do evento.
> “Meu marido achou loucura, porque eu mal mexia o braço. Mas eu disse: ‘Vou comprar agora, porque sei que vou estar lá’. E fui.”
Sheila Alves sempre quis conhecer a Festa do Peão de Barretos. Quando passou a fazer tratamento no Hospital de Amor, ela comprou ingresso para a festa mesmo sem receber o diagnóstico da cura porque tinha fé que estaria bem para poder realizar o sonho — Foto: Arquivo pessoal
FINALISTA DO CONCURSO
Ao saber do concurso ‘Sinta Barretos!’, Sheila decidiu participar. A inscrição foi feita no último dia, depois de assistir à chamada no telejornal da EPTV.
O vídeo, gravado em casa, destacou o sonho de ir ao Barretão, e também a relação entre fé, superação e esperança.
Eu andava careca para todo lado, mas continuava fazendo tudo que fazia antes. Não queria que as pessoas me vissem com dó. Queria ser exemplo para quem também estivesse passando pelo mesmo. Quando comprei os ingressos, meu marido ficou chocado, porque estava em recuperação da minha cirurgia, não sabia se ia sobreviver até lá, mas eu tive fé. E Deus fez maravilhas na minha vida, eu fui para Barretos e realizei o meu sonho.
— Sheila Alves Barros
Sheila afirma que participar do concurso foi também uma forma de compartilhar uma mensagem com outras pessoas em tratamento.
> “Não desistam. O câncer é difícil, mas passa. O apoio da família faz toda diferença e a fé me sustentou. Quando a gente se depara com a finitude da vida, entende a urgência de viver os sonhos. Tudo o que está nos planos de Deus vai se cumprir”, declarou.
Sheila Alves foi finalista do Concurso ‘Sinta Barretos’ e tem muito orgulho da sua trajetória e da sua história de vida — Foto: Arquivo pessoal
Leia mais notícias sobre a Festa do Peão de Barretos 2025 [https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/festa-do-peao-de-barretos/2025/]
VÍDEOS: BARRETÃO 2025
17 vídeos [https://DE.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/festa-do-peao-de-barretos/2025/playlist/videos-barretao-2025.ghtml]