Confira o que abre e fecha durante o feriado da Proclamação da República

Nesta quinta-feira (15) é celebrado em todo país a Proclamação da República. Diante do feriado nacional, a Prefeitura de Goiânia divulga mudanças nos atendimentos dos órgãos municipais. Alguns departamentos não funcionarão, com exceção dos que exigem plantão permanente, como serviços de saúde e limpeza pública.
Devido ao ponto facultativo na sexta-feira (16), o expediente dos servidores que trabalham no Paço Municipal, do Park Lozandes, será encerrado na quarta-feira, 14, e retomado na segunda-feira, 19. As unidades da Atende fácil terão atendimento aos contribuintes na sexta-feira,16, e no sábado, 17, das 7h às 12h no Paço Municipal e das 08h as 13h no Shopping Cidade Jardim.
Quem precisar de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia no feriado em casos de urgência e emergência serão atendidos nas unidades de saúde da capital, que funcionam 24 horas por dia conforme classificação de risco, ou seja, com priorização das situações mais graves.
O Centro Municipal de Vacinação, no setor do Pedro Ludovico, estará aberto das 8 às 18 horas. Já o departamento de Controle de Zoonoses poderá ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130 quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.
Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.
 * Unidades de saúde 24 horas:
– Cais Amendoeiras
– Cais Bairro Goiá
– Cais Campinas
– Cais Cândida de Morais
– Cais Chácara do Governador
– Cais Deputado João Natal (Vila Nova)
– Cais Finsocial
– Cais Jardim Guanabara III
– Cais Novo Mundo
– Ciams Novo Horizonte
– Ciams Urias Magalhães
– Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia – CROF
– Hospital e Maternidade Dona Iris
– Maternidade Nascer Cidadão
– Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Noroeste
* Funcionamento das 8 às 18 horas
– Centro Municipal de Vacinação (Ao lado do Ciams Pedro Ludovico)
Comurg
Mantém os trabalhos essenciais, como varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes. Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção. Os usuários poderão solicitar serviços pelo telefone 3524-8555.
Guarda Civil
A segurança dos prédios e logradouros públicos do município – como escolas, parques e unidades de saúde – continua sendo realizada diariamente pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.
Transporte coletivo
No período do feriado, ônibus vão circular com planilhas especiais na região metropolitana de Goiânia. A equipe de fiscalização da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) vai monitorar o serviço do transporte coletivo durante o feriado. Para atender à população neste período, a CMTC determinou que o serviço seja reforçado com viagens extras, que devem ser colocadas em circulação caso haja necessidade.
A população pode entrar em contato com a CMTC pelos telefones 0800 646 1851/ 3524-1851 (Ouvidoria) e whatsapp 9943-1620 e também na sede da companhia, na 1ª Avenida, 486, Setor Leste Universitário.
Lazer
Durante o feriado e todo fim de semana, a diversão está garantida no Zoológico de Goiânia. As atividades ocorrem das 8h às 17h, a entrada é R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Crianças de até 12 anos de idade pagam valor de meia e até os três anos entram de graça. Outra diversão à disposição dos goianienses é o Clube do Povo, que abrirá normalmente na quinta-feira, no sábado e no domingo, das 08h às 18h.
Fonte: Prefeitura de Goiânia

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Janones pede extinção do PL à PGR

No dia 14 de novembro, o deputado André Janones enviou um ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a extinção do Partido Liberal (PL), partido ao qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é filiado. A solicitação se baseia na necessidade de proteção do regime democrático brasileiro, que, segundo Janones, tem sido alvo de sucessivos ataques.
 
Janones argumenta que as práticas do PL representam uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social. O deputado enfatiza que essas ações comprometem a estabilidade do país e justificam a medida extrema de extinção do partido.
 
A petição destaca a importância de preservar a democracia e a paz social, elementos essenciais para a governabilidade e o bem-estar da população. Janones reitera que o pedido é fundamentado na proteção dos princípios democráticos, que estão sendo constantemente ameaçados.
 
A decisão final caberá à PGR, que deverá avaliar a solicitação e decidir se irá encaminhar o pedido ao Ministério Público. A extinção de um partido político é um processo complexo e raro, exigindo provas robustas de que o partido está comprometendo a ordem constitucional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos