No Dia Mundial do Diabetes, HGG/CEAD oferece serviços gratuitos

No Dia Mundial do Diabetes, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, por meio do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD), vai oferecer serviços gratuitos. Nesta quarta-feira, 14 de novembro, a unidade realiza mais uma edição do projeto Saúde na Praça, especial Diabetes. Entre 7 e 12 horas, profissionais da saúde estarão à disposição do público para orientações nutricionais e médicas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo de IMC e atividades físicas com suporte de fisioterapeutas. A ação é aberta ao público e acontece em tenda montada na Praça Abrão Rassi, em frente ao hospital.

Neste ano, o Dia Mundial do Diabetes tem como tema “Família e Diabetes”, em que o principal objetivo é conscientizar a população que o diabetes tipo 2 é amplamente evitável. “Um estilo de vida saudável consegue evitar muitas doenças, inclusive o diabetes. E esse estilo pode e deve ser incentivado pelas famílias, desde a infância, até a fase adulta. Uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física pode evitar o diabetes tipo 2”, explicou o chefe do Serviço de Endocrinologia do HGG, Nelson Rassi.

O HGG, referência no atendimento de pessoas com diabetes, também está realizando palestras durante todo o mês, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a doença. Ressaltando que o CEAD, unidade anexa ao HGG, foi

inaugurado há seis meses. O CEAD conta com atendimento multidisciplinar, ofertando serviço de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, médicos e nutricionistas. Esse acompanhamento permite que complicações decorrentes do diabetes não se agravem, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Sobre a doença

Dados da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) revelam que uma em cada duas pessoas que vivem com diabetes não é diagnosticada, sendo que a maioria é de casos de diabetes tipo 2. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para prevenir as complicações da doença e obter bons resultados. A ANAD alerta que todas as famílias são potencialmente afetadas e portando a conscientização dos sinais, sintomas e fatores de risco para todos os tipos de diabetes é vital para ajuda-los detecta-lo precocemente.

Importante:

– 1 em cada 11 adultos tem diabetes;

– Em 2040, 1 em cada 10 adultos terão diabetes;

– 46,5% dos adultos com diabetes não são diagnosticados

– 1 em cada 7 nascimentos é afetado pelo diabetes gestacional

– A cada seis segundos uma pessoa morre com diabetes

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Janones pede extinção do PL à PGR

No dia 14 de novembro, o deputado André Janones enviou um ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a extinção do Partido Liberal (PL), partido ao qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é filiado. A solicitação se baseia na necessidade de proteção do regime democrático brasileiro, que, segundo Janones, tem sido alvo de sucessivos ataques.
 
Janones argumenta que as práticas do PL representam uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social. O deputado enfatiza que essas ações comprometem a estabilidade do país e justificam a medida extrema de extinção do partido.
 
A petição destaca a importância de preservar a democracia e a paz social, elementos essenciais para a governabilidade e o bem-estar da população. Janones reitera que o pedido é fundamentado na proteção dos princípios democráticos, que estão sendo constantemente ameaçados.
 
A decisão final caberá à PGR, que deverá avaliar a solicitação e decidir se irá encaminhar o pedido ao Ministério Público. A extinção de um partido político é um processo complexo e raro, exigindo provas robustas de que o partido está comprometendo a ordem constitucional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos