Homem é preso no interior de SP por descumprir medidas protetivas da ex-cunhada
Um homem, de 50 anos, foi preso por descumprir medidas protetivas de urgência impostas à ex-cunhada, em Eldorado, no interior de São Paulo. Conforme apurado pelo DE, ele também é investigado por condutas abusivas de violência doméstica e familiar.
Segundo a Polícia Civil, o homem tentava manter um controle obsessivo sobre a vida da ex-cunhada. Ele já havia sido interrogado em três inquéritos distintos e desrespeitava decisões judiciais que determinavam medidas protetivas, demonstrando afronta e controle obsessivo sobre a vida da ex-cunhada.
A corporação informou que, em pelo menos duas ocasiões, o investigado não só ignorou as ordens judiciais como também impôs restrições aos relacionamentos da vítima, numa tentativa de manter domínio psicológico mesmo após o rompimento dos vínculos familiares.
A Delegacia de Eldorado cumpriu mandado de prisão preventiva na terça-feira (26). O homem foi capturado e encaminhado à cadeia, onde permaneceu à disposição da Justiça. Detalhes sobre as outras investigações contra o homem, porém, não foram divulgados oficialmente.
O governo do estado afirmou que as mulheres podem procurar ajuda nas instituições que oferecem acolhimento, orientações e realizam os encaminhamentos necessários para a proteção das vítimas de violência. Dentre as opções estão hospitais, Defensoria Pública, Ministério Público (MP), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), Centros de Referência Especializados (CREAS) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Portanto, é fundamental denunciar qualquer forma de violência contra a mulher e buscar apoio em locais especializados. A sociedade como um todo precisa estar atenta e atuante na prevenção e combate a situações de violência doméstica e familiar. É necessário garantir a segurança e proteção das vítimas, bem como responsabilizar os agressores pelas suas condutas abusivas.