Treinador tem métodos questionados por elenco no Manchester United; veja
bastidores da crise
Esquema tático e gestão de elenco são apontados como fator de desgaste de Ruben
Amorin à frente do time. A temporada mal começou e o Manchester United está em crise. Os dois jogos sem vitória na Premier League e a eliminação vexatória na Copa da Liga Inglesa para o De, da quarta divisão, fazem com que o clube comece os campeonatos da mesma forma que terminou em 2024/25: com seu treinador Ruben Amorim pressionado no cargo.
De acordo com relatos do jornal The Guardian, o técnico tem sido muito questionado por jogadores e dirigentes por seu relacionamento no grupo e, principalmente, por nunca abrir mão da forma de a equipe atuar, sem abandonar o 3-4-3. Há desgaste e resistência por parte dos atletas. A reportagem indica que há chances até de o português pedir demissão durante a Data Fifa.
“O United não tem planos de demitir Amorim, mas há uma sensação no clube de que, se os resultados não mudarem, sua teimosia pode levá-lo a se retirar – possivelmente já na próxima semana, durante a pausa para jogos internacionais – em vez de mudar seus métodos”, diz trecho do jornal.
Na última temporada, o United terminou em 15º lugar – sua pior posição na história da Premier League – e não se classificou para nenhum torneio continental. Para piorar, perdeu a decisão da Liga Europa para o Tottenham. Na ocasião, Amorim cogitou deixar o clube.
Durante a pré-temporada, nos Estados Unidos, o discurso mudou e o otimismo tomou conta do técnico português, que tem 40 anos e deixou o Sporting para acertar com a equipe inglesa. Em entrevista coletiva, Amorim disse que planejava vida longa em Manchester.
– Quero ficar 20 anos. Esse é o meu objetivo e acredito piamente nisso. Algo vai acontecer. Em alguns momentos, terei sorte. Tive muita sorte durante minha carreira como técnico e minha ideia é ficar por muitos anos. Os resultados ditarão isso. E sei que todo o crédito que eu tinha quando cheguei… no ano passado foi usado nisso. Mas estou pronto para começar de novo.
O Manchester United enfrenta neste sábado o Burnley, no Old Trafford, às 11h (Brasília). Será o último jogo antes da pausa para a Data Fifa. Depois, no retorno, o time terá o clássico diante do Manchester City, no dia 14, fora de casa.