Sabesp estende prazo para obras na cratera da Marginal Tietê até março de 2026

sabesp-estende-prazo-para-obras-na-cratera-da-marginal-tiete-ate-marco-de-2026

Sabesp diz que obras para fechar cratera na Marginal Tietê devem terminar apenas em março de 2026

Uma cratera se abriu na Marginal do Rio Tietê em 10 de abril, foi fechada temporariamente, mas voltou a ceder em 11 de maio. A Sabesp está trabalhando nas obras na tubulação rompida e estima que o reparo total do trecho só será concluído em março de 2026.

A companhia Sabesp divulgou um novo prazo para o término da obra da cratera em entrevista ao SP1, da TV Globo, nesta segunda-feira (1°). O diretor de engenharia, Roberval Tavares, explicou que o prazo foi estendido devido à necessidade de estabilizar a cratera e retirar todo o esgoto que vazava no interceptor de esgoto na pista da Marginal.

A cratera na Marginal Tietê aberta em abril deste ano tem causado transtornos aos motoristas há quase cinco meses. O buraco foi fechado temporariamente, mas o problema ressurgiu com mais gravidade. Uma obra complexa está sendo realizada a 15 metros de profundidade para reparar o local onde a cratera se abriu.

Para permitir a realização das obras, a Sabesp precisou esvaziar totalmente o túnel do esgoto onde a cratera se formou, próximo à ponte Atílio Fontana. A operação envolveu a transferência de esgoto de mais de 435 mil imóveis da Zona Norte por meio de tubos que ligam as margens do rio e um duto subterrâneo na região do Piqueri.

A empresa está utilizando um gel químico para bloquear totalmente o interceptor de esgoto e garantir que nenhum resíduo vaze durante o processo de reparo. A Sabesp foi notificada pela Cetesb por bombeamento de esgoto para o Rio Tietê durante o trabalho, visando proteger os operários.

A solução definitiva para o problema da cratera na Marginal Tietê envolve a estabilização do solo com estacas de concreto e a recuperação de um trecho de aproximadamente 30 a 50 metros do túnel de esgoto. A empresa garante que as medidas tomadas impedirão a expansão da cratera para as pistas da via. A previsão é de que as obras sejam concluídas em março de 2026.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp