Alisson e Taffarel: amizade, recordes e trajetória rumo à Copa do Mundo 2026

alisson-e-taffarel3A-amizade2C-recordes-e-trajetoria-rumo-a-copa-do-mundo-2026

Entre recordes, origens e amizade, Alisson e Taffarel percorrem rota por mais uma Copa na Seleção. Com mais clean sheets no Século, o goleiro busca uma marca absoluta e pode igualar seu ídolo como titular do Brasil em três Mundiais. A trajetória dos dois se uniu no Internacional, futebol italiano e no Liverpool. As semelhanças vão muito além do número um nas costas da camisa da Seleção. Um comercial de TV na década de 80 popularizou no Brasil a expressão: “Eu sou você amanhã”. Definição que parece ter sido feita sob medida para a relação entre Alisson e Taffarel.

A vida dos dois praticamente espelha a trajetória dos gaúchos revelados pelo Internacional. Os feitos de Alisson como dono do gol do Brasil transformaram coincidências em inspirações refletidas em recordes. Na última partida diante do Paraguai, que garantiu a Seleção na Copa de 2026, Alisson se tornou o goleiro com o maior número de clean sheets no Século. Agora, são 45 contra 44 de Júlio César, de acordo com contas do R10 Score. Sua próxima missão é se tornar o recordista absoluto, marca que hoje pertence a Taffarel.

Alisson, com mais de 100 jogos pela Seleção, tem a chance de superar os recordes de Taffarel antes mesmo de buscar feitos grandiosos. O herói do tetra em 1994 é o único goleiro da história a ser titular da seleção brasileira em três mundiais (1990/94/98). Alisson já foi o número um em 2018 e 2022, e segue caminhando para manter o posto em 2026. A relação entre Alisson e Taffarel é de grande amizade, construída ao longo de quase uma década de parceria pela Seleção e pelo Liverpool.

Os dois gaúchos, unidos pela origem colorada, deram os primeiros passos vestindo o mesmo uniforme no Internacional e desbravaram o mundo pela mesma porta de entrada: a Itália. Taffarel trocou o Internacional pelo Parma em 1990, enquanto Alisson seguiu seus passos mais de 26 anos depois ao se transferir para a Roma antes de sua jornada de sucesso no Liverpool. A relação de inspiração e aprendizado entre Alisson e Taffarel é evidente em cada conquista e desafio superado.

A jornada de Alisson rumo aos recordes de Taffarel continua em busca de sua marca na história da Seleção brasileira. Com Taffarel ao seu lado, Alisson enfrenta o Chile, penúltima rodada das eliminatórias, no Maracanã. Ambos representam uma tradição de excelência no gol do Brasil e alimentam a esperança de conquistar grandes feitos na Copa do Mundo. O talento e a determinação de Alisson refletem a influência e os ensinamentos de Taffarel, que declarou que o brilho do pupilo precisa aparecer na hora certa, assim como ele fez em sua grande carreira. Alisson e Taffarel, unidos em amizade e história, nunca andarão sozinhos na busca pela glória máxima.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp