Mãe confunde contrações com alarme falso e bebê nasce em ambulância na BR-262: ‘Foi apressadinha’
Na madrugada de 1º de setembro, entre Perdizes e Araxá, no Alto Paranaíba, a mãe Yasmin Silva contou ao Diário do Estado que recorreu à base da concessionária Way-262 ao perceber que a filha, Maria Helena, não esperaria chegar ao hospital para nascer.
O relógio marcava pouco mais de 1h da madrugada, no início do primeiro dia de setembro, quando o carro em que estava Yasmin Silva, de 19 anos, parou na base da Concessionária Way-262, na BR-262, em Perdizes. O plano original era chegar ao hospital de Araxá para receber a filha de forma tradicional, mas Maria Helena mudou o roteiro. A pequena estreou no mundo dentro de uma ambulância da concessionária, em plena rodovia.
“Esse é o tipo de experiência que a gente acha que acontece só com outras pessoas. Mas, é como dizem, existe a primeira vez pra tudo”, contou Yasmin ao Diário do Estado.
Mãe de segunda viagem, Yasmin mora em Santa Juliana, município mineiro com quase 18 mil habitantes junto do marido Wesley Eduardo Kochann, de 18 anos. No dia do parto, com 39 semanas de gestação, ela visitava a mãe no distrito de Zelândia, a cerca de 40 minutos dali e o plano era retornar para Santa Juliana ao fim do dia.
Em poucas horas, tudo mudou, e a pequena Maria Helena se tornou a primeira bebê nascida com apoio integral da concessionária da BR-262.
As primeiras contrações começaram na manhã de domingo, 31 de agosto. Yasmin, acreditando ser alarme falso ou as conhecidas “contrações de treinamento”, manteve a viagem para visitar a mãe. Foi lá que as dores ficaram mais fortes e ritmadas, sinais de que Maria Helena poderia vir ao mundo a qualquer momento. Por volta das 23h, quando Yasmin se levantou para ir ao banheiro, a bolsa se rompeu.
Diante da urgência, a família tentou acionar uma ambulância da cidade para o transporte até Araxá, mas não obteve resposta. A jovem, a mãe e o padrasto decidiram pegar a estrada por conta própria, mas logo perceberam que não conseguiriam chegar ao destino a tempo.
A base de apoio da Way-262 fica entre Perdizes e Araxá. Assim que a família parou na unidade, a equipe de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da concessionária iniciou os procedimentos de parto. Segundo Yasmin, ela foi colocada na ambulância e a expectativa era de encontrar um médico durante o trajeto.
“Mas, antes mesmo dele chegar, a Maria Helena resolveu que não queria esperar ninguém. Nasceu ali mesmo, no meio do caminho. O operador de tráfego Igor Henrique, que segurou minha mão durante todo o parto, disse ‘foi meu primeiro parto’ e eu só pensei ‘que bom que ele estava ali ‘. Eu não teria feito diferente se soubesse que Maria Helena não iria esperar”, contou.
Após o nascimento, Yasmin e Maria Helena foram levadas para Araxá. Mãe e filha receberam atendimento médico e tiveram alta na última terça-feira (2).
A Way-262 oferece serviços gratuitos 24 horas por dia aos usuários, como atendimento pré-hospitalar, inspeção de tráfego, socorro mecânico, combate a incêndios e recolhimento de animais, ao longo dos 438,9 km da BR-262, entre Betim e Uberaba.
“Tudo deu certo no final e eu sou muito agradecida ao Igor, à senhora e ao motorista, que estavam o tempo todo fazendo de tudo para ajudar minha filha a vir ao mundo”, finalizou Yasmin.