Santuário em Curitiba guarda relíquia de Carlo Acutis, 1º santo da geração
millennial, e prepara espaço para exposição diária. Jovem morreu aos 15 anos e ganhou destaque ao evangelizar pela internet. Papa
Leão XIV canonizou Acutis em cerimônia no Vaticano neste domingo (7).
Um local sagrado na capital paranaense é o Santuário Santa Rita de Cássia que guarda uma relíquia de primeiro grau de Carlo Acutis, jovem canonizado pelo papa Leão XIV e reconhecido como o primeiro santo da geração millennial. Trata-se de fios de cabelo de Acutis, enviados diretamente pela Associação Carlo Acutis, de Assis, na Itália. Com a canonização, ele passa a ser chamado de santo, representando para a Igreja Católica a vivência santa e a presença no céu.
Rodrigo dos Santos Ricardo, da Pastoral da Comunicação do santuário, destaca que a relíquia está disponível para veneração dos fiéis toda segunda e sexta-feira do mês, durante e após a missa das 19h. Uma novidade está sendo preparada pela paróquia, um espaço fixo e seguro para que os devotos possam visitar a relíquia diariamente no horário de funcionamento do santuário.
Santa Rita de Cássia também guarda pedaço de roupa e uma pétala de rosa de Acutis. Existem diferentes graus de relíquias reconhecidas pela Igreja Católica, indo desde fragmentos do corpo do santo, como roupas e objetos pertencentes ao mesmo. No caso de Acutis, pequenas partes do seu corpo foram retiradas para a veneração pública quando foi transferido para o Santuário do Despojamento, em Assis.
Chamado de padroeiro da internet, Acutis usou sua paixão pela computação para evangelizar on-line, criando sites e divulgando a fé católica, inspirando principalmente os jovens da Igreja. Para celebrar a sua canonização, um vigil foi realizado com a participação de mais de 200 jovens, demonstrando a importância e o legado deixado por Acutis na comunidade religiosa.
Na manhã de domingo, o papa Leão XVI canonizou Acutis numa cerimônia acompanhada por mais de 80 mil pessoas. Pier Giorgio Frassati, também canonizado, era conhecido por ajudar os necessitados e morreu de poliomielite na década de 1920. A canonização dos dois jovens santos representa um exemplo de santidade e auxílio ao próximo, seguindo o convite do pontífice para que todos busquem a santidade em suas vidas.
Carlo Acutis, nascido na Inglaterra e criado na Itália, tornou-se um exemplo de fé e devoção, combinando o catolicismo com o conhecimento avançado em ciência da computação. Seu legado também inclui um milagre reconhecido pela Igreja Católica com a cura de uma criança brasileira após tocar em uma relíquia sua. Com uma história impactante e inspiradora, Acutis é celebrado como o padroeiro da internet e um verdadeiro exemplo de santidade moderna.