Crianças tornam-se ‘veterinários mirins’ em projeto sobre cuidado animal em MG
Alunos da rede municipal de Lagoa da Prata participam de palestras e atividades lúdicas sobre bem-estar de cães e gatos. O projeto “Veterinário Mirim” foi lançado pela Prefeitura local por meio do setor de Zoonoses, com o intuito de ensinar o respeito aos animais desde cedo e despertar nas crianças a importância da guarda responsável.
A iniciativa, inédita no município, é direcionada aos alunos da 4ª série da rede municipal e busca formar cidadãos mais conscientes e solidários com a causa animal. Através de abordagens lúdicas, os estudantes aprendem sobre o bem-estar dos pets, guarda responsável e convivência harmoniosa com os bichinhos.
As atividades do projeto incluem palestras, rodas de conversa e ainda a produção de desenhos e textos pelos alunos. Estes trabalhos envolvem toda a comunidade escolar e são avaliados em uma votação aberta à população nas redes sociais da Prefeitura de Lagoa da Prata.
De acordo com a equipe de Zoonoses, a proposta é ampliar o aprendizado para além da sala de aula, transformando a consciência individual em ações coletivas. Ao aprender a cuidar, valorizar e respeitar a vida animal, as crianças levam esses ensinamentos para casa, contribuindo para a construção de uma cidade mais humanitária e responsável.
O “Veterinário Mirim” de Lagoa da Prata não só ensina o respeito e o cuidado com os animais desde a infância, mas também proporciona uma maior conscientização sobre a importância da convivência saudável com os pets. A iniciativa visa criar uma nova geração de cidadãos engajados na causa animal, promovendo um ambiente mais acolhedor e solidário para todas as espécies.
Diário do Estado: o Rancho do Peãzinho aproxima crianças de animais em Divinópolis
Acompanhe mais conteúdos sobre o Centro-Oeste de Minas através dos vídeos disponíveis no Diário do Estado, e fique por dentro de tudo que acontece na região. A conscientização sobre o cuidado animal começa cedo, e iniciativas como o projeto “Veterinário Mirim” em Lagoa da Prata e o Rancho do Peãzinho em Divinópolis contribuem para a formação de uma sociedade mais empática com os animais e o meio ambiente.