Ilustrador paraense é selecionado para levar as riquezas da Amazônia à coleção de moda nacional
Matheus Souza, de 29 anos, assina estampas autorais inspiradas nos povos, na culinária, no cotidiano e nos territórios do Norte. O lançamento será em novembro e promete projetar nacionalmente e globalmente os elementos da Amazônia, especialmente do Pará.
Matheus Souza desenha elementos da cultura paraense e foi selecionado para estampar coleção de moda nacional. — Foto: Arquivo pessoal / SpaceMartt
O ilustrador paraense Matheus Souza, de 28 anos, foi selecionado para representar o Norte em uma coleção de moda nacional e desenvolver estampas inspiradas nas riquezas da Amazônia, especialmente do Pará, como a culinária e a floresta.
Em entrevista ao DE, Matheus, que criou o perfil “SpaceMartt” nas redes sociais durante a pandemia para compartilhar seus desenhos digitais, dividiu a experiência de como essa oportunidade reflete o percurso de um jovem artista que desde cedo soube da paixão nos traços e nas cores e que encontrou nos elementos do próprio território o “sopro” de criatividade.
“A vida acontece nesses detalhes que muitas das vezes passam despercebidos, mas eu acho precioso demais e faço questão de deixar em destaque. […] Não demorou muito para começar a aparecer pessoas querendo pagar para eu desenhar, o que eu achava algo inacreditável na época”, contou.
Matheus é graduado em oceanografia e traz da formação o olhar aguçado e o cuidado com a natureza. O que começou como um hobby logo caiu no gosto dos internautas paraenses, que se identificaram com as artes produzidas por ele, que inicialmente uniam referências clássicas do cinema e de animações mundiais com o cotidiano urbano e ribeirinho de Belém.
Com dedicação, ele aperfeiçoou o próprio estilo e traço, criando ilustrações temáticas da capital paraense e da Amazônia, o que levaram o artista a desenvolver diversos trabalhos de publicidade e de literatura infantil no Brasil e fora do país.
A oportunidade de participar da coleção surgiu de forma quase acidental e dependeu do algoritmo das redes sociais que mostraram a Matheus o edital da seletiva. “Confesso que quase deixei passar a chance devido à correria do cotidiano. Mas consegui me inscrever a tempo”.
O paraense exerga a parceria como uma poderosa união entre arte e moda e está ansioso para ver as peças nas lojas, com o público se conectando. A coleção (que ainda não foi revelada) promete uma profunda representatividade nortista que traz para as peças a essência da região e que pode dar uma projeção global aos elementos da Amazônia e do Norte do país. O lançamento oficial será no dia 10 de novembro.