​​Filarmônica apresenta Quinta Clássica no dia 30

Na próxima quinta-feira, dia 30, às 20h30, no Teatro Goiânia, a Filarmônica realiza o segundo concerto da Temporada 2017. Sob a regência do maestro Marshal Gaioso, serão apresentadas as obras The Naiades, de Bennet; Sem mantilhas, de Valoz, e a Sinfonia nº3, Escocesa, de Mendelssohn. Também ocorre a primeira audição mundial da composição Música para Orquestra nº6 do compositor goiano Estércio Marquez Cunha. A entrada é gratuita.

O maestro
Marshal Gaioso é bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) (2002) e Ph.D. em Musicologia pela University of Kentucky, EUA (2010).

Gravou, como regente e diretor artístico, diversos CDs, entre eles Lento Acalanto (2000), contendo obras do compositor Estércio Marquez Cunha; Danças de Outros Tempos (2006), uma coletânea de obras para banda de música escritas em Goiás nos séculos XIX e XX; e Música Colonial em Goiás (2004), com obras sacras de acervos de manuscritos de Goiás.

Na sua carreira de regente, tem atuado ao lado de grandes nomes da música de concerto e da música popular, entre eles Altamiro Carrilho, Elomar Figueira Mello, Moraes Moreira e Mônica Salmaso.

Paralelo à carreira de regente, Marshal Gaioso tem desenvolvido importantes trabalhos na pesquisa da história da música em Goiás. Como musicólogo, tem apresentado trabalhos no Brasil, Estados Unidos da América e Europa. É coordenador técnico da equipe permanente de pesquisa do Acervo do Maestro Balthasar de Freitas, de Jaraguá, Goiás. É autor de Danças Para Banda (2006) e Da Missa ao Divino Espírito Santo ao Credo de São José do Tocantins: um episódio da música colonial em Goiás (2004) e de artigos sobre a música em Goiás nos séculos XVIII e XIX.

Marshal Gaioso é professor de Música do Instituto Federal de Goiás, atuando nas áreas de história da música e regência, bem como orientação de trabalhos científicos de pré-graduação e graduação. Desde de 2014, Gaioso atua como regente associado da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Quinta Clássica
Tradicional espaço cultural da cidade, o Teatro Goiânia é o palco onde a Filarmônica executa um amplo repertório de Música de Concerto, com a participação de consagrados artistas. As apresentações acontecem às quintas-feiras, às 20h30.

Fonte: Goiás Agora

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp