Pernambuco vai receber 1.671 câmeras corporais, conhecidas como “bodycams”, para serem usadas por policiais militares. De acordo com a governadora Raquel Lyra (PSD), os equipamentos, que serão entregues pelo governo federal, devem chegar nos próximos seis meses. As câmeras corporais são equipamentos de uso individual acoplados às fardas dos agentes nas ruas, próximo ao peito.
Nessa posição, é possível registrar a maior parte do corpo das pessoas com as quais os policiais interagem. Esses equipamentos captam imagem e som, e gravam ininterruptamente. Estudos apontam redução da letalidade policial com a adoção desses equipamentos.
O anúncio foi feito na segunda-feira (8), durante solenidade de entrega de R$ 15 milhões em investimentos para segurança pública. Raquel Lyra foi questionada sobre o uso das bodycams e lembrou que, em Pernambuco, há 187 câmeras usadas pelo 17º Batalhão da Polícia Militar, em Paulista, no Grande Recife.
Agora, a implementação será expandida por meio de convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O investimento é de R$ 23,9 milhões, sendo 1% de contrapartida estadual. O recurso inclui, além das câmeras, solução de armazenamento das imagens, monitoramento e transmissão, com duração inicial de dois anos. Ainda segundo Raquel Lyra, a licitação federal está atrasada.
“A gente tem um batalhão de polícia já utilizando, e tem as câmeras para chegarem, adquiridas pelo governo federal. Estão terminando de fazer a licitação, a gente está aguardando. […] A gente já tem batalhão com câmara, como o de Paulista. Mas essas próximas serão adquiridas pelo Governo Federal e doadas para os estados. E Pernambuco foi signatário [da licitação] e vamos receber, no tempo da licitação deles. Já deveria ter sido entregue, mas parece que mais seis meses”, falou a governadora.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), Pernambuco está aguardando a finalização e validação do plano de trabalho na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para definir a forma de contratação dos equipamentos, bem como cronograma de atividades. Durante a solenidade no Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife, Pernambuco entregou 5.923 pistolas Glock calibre nove milímetros, 6,7 mil algemas, 18 drones, 217 tablets e um veículo de transporte de cães para operações da Polícia Civil.
É importante ressaltar a inovação e a modernização dos equipamentos de segurança utilizados pelas forças policiais em Pernambuco. Com a implementação das câmeras corporais, espera-se um aumento na transparência e na eficiência das ações policiais, beneficiando tanto os agentes quanto a população. A iniciativa é mais um passo em direção à melhoria da segurança pública no estado, contribuindo para a redução da violência e para o fortalecimento das políticas de segurança. Essa medida demonstra o compromisso das autoridades em proporcionar um ambiente mais seguro para todos os pernambucanos.