Suspeito de matar instrutor em academia de Divinópolis é solto após audiência de custódia
Homem de 27 anos havia sido preso em flagrante com arma e carro usados no dia do crime. Justiça concedeu liberdade provisória e caso segue em apuração pela Polícia Civil.
Diário do Estado prende suspeito de matar instrutor dentro de academia em Divinópolis
Diário do Estado prende suspeito de matar instrutor dentro de academia em Divinópolis
O suspeito de envolvimento na morte do instrutor de academia Artur Martins Santos, em Divinópolis, foi solto após audiência de custódia. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) informou que o homem, de 27 anos, deu entrada no sistema prisional no último sábado (6), mas saiu no dia seguinte.
Ele havia sido preso em flagrante pela Polícia Militar (PM) na última sexta-feira (6) no Bairro Nova Pampulha, em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Na ocasião, foi encontrado com uma pistola calibre 9 mm, municiada e com numeração raspada, além de dois celulares e um Fiat Palio, veículo apontado como usado na fuga após o crime.
DECISÃO DA JUSTIÇA
Na decisão, a juíza homologou a prisão em flagrante, mas entendeu que não havia elementos suficientes para converter a detenção em prisão preventiva. Segundo ela, o boletim de ocorrência e os documentos apresentados não indicaram risco atual de fuga, reiteração criminosa ou tentativa de atrapalhar as investigações.
A magistrada ressaltou ainda que a referência ao homicídio de Artur surgiu apenas como notícia nos autos e que esse fato deve ser apurado em inquérito próprio na comarca de Divinópolis. Por isso, não poderia ser usado como justificativa para mantê-lo preso neste processo, que trata exclusivamente da apreensão da arma.
Com isso, o suspeito foi colocado em liberdade provisória, sem medidas cautelares. O crime contra o instrutor segue em investigação pela Polícia Civil em Divinópolis.
Instrutor foi baleado na academia onde trabalhava
Artur foi baleado no dia 2 de setembro, dentro da academia onde trabalhava, no Bairro Interlagos. Ele chegou a ser socorrido, passou por cirurgia no Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), mas não resistiu.
Segundo a PM, Artur chegava para abrir a academia quando dois homens em um Fiat Uno prata pararam em frente ao local. Um deles permaneceu no carro, enquanto o passageiro desceu usando touca ninja, entrou no estabelecimento e chamou pelo jovem.
Em seguida, ele sacou uma pistola e atirou duas vezes no instrutor, que foi atingido no pescoço e no peito. Após os tiros, o autor correu de volta para o veículo e fugiu com o comparsa.
No local, a perícia recolheu cápsulas deflagradas de munição. Já o carro usado na ação foi encontrado abandonado em uma rua de Divinópolis.
Dentro dele, segundo a polícia, havia uma touca balaclava e foram coletadas amostras de DNA. O veículo tinha registro de furto em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.