Polícia Civil e MPRJ fazem operação para prender assassinos de vereador e do filho dele
O crime aconteceu em março de 2021, no bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A Polícia Civil do RJ e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciaram, na manhã desta quinta-feira (11), uma operação para cumprir mandados de prisão contra 6 pessoas pelos assassinatos do vereador Danilo Francisco da Silva, o Danilo do Mercado, e de seu filho, Gabriel Francisco Gomes da Silva.
O crime aconteceu em 10 de março de 2021, no bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias.
Até a última atualização desta reportagem, 2 homens haviam sido presos. Outros 2 alvos já estavam encarcerados. Três dos 6 alvos são PMs.
A ação é coordenada pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), que indiciou os suspeitos por homicídio qualificado, e embasada por uma denúncia do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ).
Os promotores apontam que os crimes estão ligados à disputa por poder político e econômico no município, além de negócios ilícitos e conflitos fundiários.
Segundo a denúncia do Gaeco, o vereador foi atraído para um encontro em um restaurante a fim de negociar a venda de uma carreta-prancha.
Imagens de câmeras de segurança mostram a movimentação dos veículos envolvidos e a dinâmica da ação, que incluiu disparos de fuzil e pistola a curta distância.
Um laudo de confronto balístico confirmou que uma das armas usadas no crime também foi empregada em outros homicídios investigados pela DHBF.
A polícia também identificou uma tentativa dos suspeitos de se desfazer de um dos veículos utilizados, uma caminhonete Ford Ranger, logo após o crime.