Ajuliacosta: voz altiva da liberdade feminina em ‘Novo Testamento’, um álbum quente.

ajuliacosta3A-voz-altiva-da-liberdade-feminina-em-novo-testamento2C-um-album-quente

Ajuliacosta ergue bandeira da liberdade feminina em ‘Novo testamento’, álbum quente que firma a voz altiva da rapper

Capa do álbum ‘Novo testamento’, da rapper Ajuliacosta — Foto: Matheus Aguiar / Divulgação

♫ OPINIÃO SOBRE DISCO
Título: Novo testamento
Artista: Ajuliacosta
Cotação: ★ ★ ★ ★ ★
Em julho de 2024, a rapper paulista Ajuliacosta cancelou show que faria em Florianópolis (SC) ao descobrir que o contratante teria agredido uma DJ e a companheira dessa DJ. A atitude altiva da artista diz muito sobre a artista e soa coerente com a bandeira feminina e feminista hasteada por Ajuliacosta no segundo álbum de estúdio, Novo testamento, no mundo a partir de segunda-feira, 15 de setembro.

Voz que se levantou contra o machismo estrutural desde o EP inicial Aju (2021), a rapper nasceu há quase 28 anos em Mogi das Cruzes (SP) – munícipio da região metropolitana de São Paulo – e se iniciou no hip hop na adolescência, enfrentando as batalhas das rimas desde os 14 anos.

Já residente na cidade de São Paulo (SP), Ajuliacosta começou a se firmar na cena de hip hop há dois anos com o álbum Brutas amam, choram e sentem raiva (2023), se alinhando com nomes como Duquesa e com as antecessoras Negra Li e Karol Conká. Com 11 faixas inéditas, formatadas com produção musical de um time que inclui Maffalda (presente em cinco faixas) e Greezy, além da participação de KL Jay, o álbum Novo testamento tem tudo para consolidar trajetória avalizada em 9 de junho com o troféu de Artista internacional revelação no Bet Awards 2025, premiação de visibilidade global realizada em Los Angeles (EUA).

Ajuliacosta lança o segundo álbum de estúdio com 11 faixas formatadas por produtores como Maffalda e Nave Beatz — Foto: Matheus Aguiar / Divulgação

Novo testamento é álbum quente, com faixas vibrantes como Toc toc toc, música produzida por Nave Beatz. “O algoritmo do trap me deixa no tédio”, dispara Ajuliacosta na letra em que menciona MC que abandonou o filho sem dar nome ao boi.
Em essência, Ajuliacosta propõe com Novo testamento uma nova ordem mundial em que mulheres jamais se deixam oprimir pelo machismo e nunca baixam a cabeça e a voz diante do império masculino. Tudo com alta dose de crítica e com sonoridade que mixa vertente clássica do rap, como o boombap do fim dos anos 1980, com a contemporaneidade do trap.

Faixa produzida por Greezy, Quero saber flerta com o R&B e traz letra em que a rapper confronta o ser amado com elevada autoestima. “Mostra o seu talentinho, a indústria tá faminta / Liga a afronta, faz gracinha, bebe tudo, toma um porre / Pro entretenimento, você é mais um fantoche / E eu que não sou santa, mas tô sempre em alerta / Filha, eu estudei essa porra / Não caí de paraquedas / Eu quero saber se você vai correr ou não de mim”, dá a decisão, sem poupar a indústria que alimenta a engrenagem do rap.

Músicas como O que a Julia vai ser explicitam já no título o recorrente tom autorreferente do álbum Novo testamento. “Nasci livre, vivo livre, morro livre sem seu medo / Não te vejo, não te enxergo e não sinto seu recalque”, brada a rapper sobre a batida sombria de Liberdade. Ajuliacosta também marca firme posição afetiva em Minha casa sob a luz do seu olhar, faixa produzida por Cheeck na qual figura a cantora paulistana Alt Niss, voz do R&B.

Faixa de pulsação aliciante, formatada com produção de Mathinvoker e Xizoh, Acorde questiona a vida e a arte em mar sem peixes com a salutar rebeldia que dá o tom do discurso de Ajuliacosta, também estilista e empresária do mundo da moda.

Após o interlúdio De topinho e minissaia, a rapper solta o verbo feminista em Pense como uma diva e sentencia: “Mesmo que na merda, pense como uma diva”. No arremate do álbum Novo testamento, disco conceitual que nunca perde a coesão ou sai do tom, Ajuliacosta reitera ideologia e princípios nos versos de Fiel a mim, faixa produzida pelo brasiliense Mu540. “Não importa o que aconteça, fiel a mim até o fim”, enfatiza a rapper ao longo da faixa que cai em suingue brasileiro no instante final da gravação. É um fecho perfeito para álbum em que a artista deixa evidente que jamais baixará a cabeça e a voz diante do mercado e dos homens.

Ajuliacosta lança o álbum ‘Novo testamento’ na segunda-feira, 15 de setembro — Foto: Matheus Aguiar / Divulgação

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp