A defesa de Bolsonaro está comemorando o voto de Fux e planeja usá-lo como base para pedir até mesmo embargos infringentes, que podem levar a ação ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro estão confiantes com a decisão de Fux, que, segundo eles, acatou as teses defendidas. “Fizemos barba, cabelo e bigode”, disse o advogado Celso Vilardi, comemorando o resultado do voto técnico de Fux.
Mesmo sabendo que o julgamento provavelmente resultará em uma condenação por 4 a 1, a defesa de Bolsonaro já se prepara para entrar com embargos de declaração e também com embargos infringentes. A estratégia é buscar a discussão no plenário do STF, caso o embargo infringente seja aceito. “Vamos entrar com recursos para discutir se um voto pela absolvição da qualidade do Fux não é suficiente”, afirmou o advogado Paulo Cunha Bueno.
Até o momento, o STF tem aceitado embargos infringentes apenas em casos com pelo menos dois votos pela absolvição na Primeira Turma. No entanto, a defesa de Bolsonaro argumenta que a proporcionalidade no plenário pode gerar a discussão sobre a validade de um único voto pela absolvição. “Entendemos que há espaço para discussão e estamos preparados para defender nossos argumentos”, destacou Paulo Cunha Bueno.
Em relação ao pedido de prisão domiciliar, os advogados de Bolsonaro aguardarão o trânsito em julgado e a análise de todos os recursos antes de fazer tal solicitação. Embora afirmem que Bolsonaro preenche todos os requisitos para ter direito à prisão domiciliar, reconhecem a importância de aguardar o desfecho do processo. “Vamos esperar todos os recursos serem analisados antes de fazer qualquer solicitação neste sentido”, ressaltou o advogado.
A defesa de Bolsonaro está confiante e determinada a utilizar todos os recursos disponíveis para garantir a melhor defesa de seu cliente. A estratégia de entrar com embargos infringentes pode ser crucial para levar a discussão ao plenário do STF, onde esperam obter um resultado favorável. A equipe de advogados de Bolsonaro está preparada para enfrentar os desafios jurídicos que ainda estão por vir e continuará lutando pelos interesses do ex-presidente.