Quatro hospitais de SP entre melhores do mundo em diferentes especialidades

quatro-hospitais-de-sp-entre-melhores-do-mundo-em-diferentes-especialidades

Quatro hospitais públicos de São Paulo voltaram a aparecer entre os melhores do mundo em diferentes especialidades médicas, segundo o ranking World’s Best Specialized Hospitals 2026, divulgado pela revista americana “DE”, e que considera hospitais públicos e privados. O levantamento destacou o Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP), o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). As instituições foram reconhecidas em áreas como cardiologia, cirurgia cardíaca, neurologia, ortopedia, gastroenterologia e oncologia, mantendo-se entre os melhores hospitais brasileiros no ranking internacional.

O InCor alcançou sua melhor colocação histórica no mundo em cardiologia, chegando à 12ª posição, nove lugares acima em relação a 2024, informou a Secretaria Estadual da Saúde. Também avançou em cirurgia cardíaca, subindo da 43ª para a 28ª colocação mundial. Em dois anos, o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia apresentou expressivo crescimento, subindo 18 posições, do 64º, em 2024, para o 46º lugar. Já em cirurgia cardíaca, a unidade subiu oito posições, saindo de 70º para 64º. O Hospital das Clínicas está entre os 100 melhores do mundo em ortopedia (74º) e neurocirurgia (90º), além de ocupar a 117ª posição em gastroenterologia. No ranking de 2024, apareceu em 71º em ortopedia, 90º em neurocirurgia e 114º em gastroenterologia.

O Icesp alcançou a 182ª posição mundial em oncologia. Reconhecido como um dos maiores centros oncológicos da América Latina, a unidade atua exclusivamente no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “O destaque no ranking internacional reforça o trabalho contínuo do governo de São Paulo nos investimentos em saúde pública, inovação e qualidade assistencial para salvar vidas. É um orgulho ver hospitais que atendem o SUS paulista entre os melhores do mundo”, disse o secretário da Saúde do estado de São Paulo, Eleuses Paiva, em nota divulgada.

O levantamento é realizado anualmente por meio de uma pesquisa online mundial, que reúne recomendações de profissionais de saúde, dados de acreditação e certificações, além da Pesquisa de Implementação de PROMs da Statista. Os resultados passam pela validação de um conselho global de especialistas, que avalia instituições de referência em 12 áreas médicas: cardiologia, cirurgia cardíaca, oncologia, endocrinologia, neurologia, neurocirurgia, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, pneumologia, pediatria e urologia.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp