Polícia Federal desmantela esquema de fraudes no INSS: “Careca do INSS” entre os principais envolvidos. Separação de bilhões de reais em possíveis prejuízos.

policia-federal-desmantela-esquema-de-fraudes-no-inss3A-22careca-do-inss22-entre-os-principais-envolvidos.-separacao-de-bilhoes-de-reais-em-possiveis-prejuizos

A operação da Polícia Federal (PF) realizada hoje busca suspeitos de envolvimento nas fraudes do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Em destaque está Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”, considerado o principal operador do esquema de desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas. Segundo as investigações, ele transferiu milhões para pessoas ligadas a servidores do órgão entre 2023 e 2024.

Uma ampla investigação da PF revelou um esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do INSS, com Antunes sendo identificado como o “facilitador” do caso. Associações que ofereciam serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, utilizando assinaturas falsas para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS. O prejuízo estimado entre os anos de 2019 e 2024 pode chegar a bilhões de reais.

Além de Antunes, os mandados de busca e prisão também são cumpridos contra Maurício Camisotti, empresário apontado como sócio oculto de uma entidade e beneficiário das fraudes na Previdência. Os agentes também estão na casa e no escritório do advogado Nelson Willians, em São Paulo. Todos os mandados foram expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.

A ação da PF visa desarticular a organização criminosa que atuava no desvio de recursos do INSS, impactando diretamente a vida de aposentados e pensionistas. As investigações ainda estão em andamento para identificar e responsabilizar todos os envolvidos no esquema fraudulento. O combate à corrupção e aos desvios de dinheiro público é uma prioridade das autoridades responsáveis por zelar pela integridade dos órgãos e instituições do país.

Essa operação da Polícia Federal ressalta a importância do trabalho investigativo e da atuação conjunta entre os órgãos de segurança e fiscalização para combater crimes financeiros que causam prejuízos significativos ao erário e à sociedade como um todo. A transparência e a fiscalização rigorosa são essenciais para impedir a prática de fraudes e corrupção, garantindo a probidade administrativa e a confiança da população nas instituições públicas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp