Moradores sofrem sem água após obras da Cagece em Fortaleza e RMF – reportagem completa, causas e impactos

moradores-sofrem-sem-agua-apos-obras-da-cagece-em-fortaleza-e-rmf-reportagem-completa2C-causas-e-impactos

Moradores seguem sem água nas torneiras 36 horas após obras da Cagece em Fortaleza e RMF

Mais de 100 bairros em Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba, Eusébio, Aquiraz e Itaitinga tiveram o abastecimento de água suspenso nesta quarta-feira (10), das 5h às 20h para obras.

Morador relata falta de água em rua do Eusébio, RMF.
[https://s04.video.glbimg.com/x240/13922367.jpg]

Morador relata falta de água em rua do Eusébio, RMF.

Cerca de 36 horas após a finalização das obras da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) no sistema de abastecimento em bairros de Fortaleza [https://de.globo.com/ce/ceara/cidade/fortaleza/] e Região Metropolitana, moradores relatam que seguem sem água nas torneiras nesta sexta-feira (12).

* Siga o canal do DE Ceará no WhatsApp
[https://whatsapp.com/channel/0029VaC8AhB7NoZyvd9CVf0i]
* Siga o DE Ceará também no Instagram [https://www.instagram.com/de.ceara]

A companhia havia anunciado que mais de 100 bairros em Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba, Eusébio, Aquiraz e Itaitinga teriam o abastecimento de água suspenso nesta quarta-feira (10)
[https://de.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/09/08/bairros-de-fortaleza-maracanau-pacatuba-e-outras-cidades-ficarao-sem-agua-na-quarta-feira-10-veja-lista.ghtml], das 5h às 20h, para obras.

O abastecimento estava previsto inicialmente para retornar às 20h, mas depois deu o prazo de até 00h desta quinta (11). No entanto, até o início desta manhã, moradores ainda passam pelo problema.

LEIA TAMBÉM:

* Água não retorna às residências após obra da Cagece, e clientes reclamam
[https://de.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/09/11/agua-nao-retorna-as-residencias-apos-obra-da-cagece-e-clientes-reclamam.ghtml]
* Caminhão perde freio na Serra de Tianguá e colide com outros veículos; vídeo
[https://de.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/09/12/caminhao-perde-freio-na-serra-de-tiangua-e-colide-com-outros-veiculos-video.ghtml]

O de [https://de.globo.com/ce/ceara/] recebeu relatos de que em bairros de Maracanaú, Eusébio [https://de.globo.com/ce/ceara/cidade/eusebio/] e na capital a falta de água impede que atividades simples sejam realizadas, como tomar banho ou lavar a louça.

Dayane Pereira mora no Maracanaú e tem uma filha de um ano de idade. Para fazer as tarefas da rotina, ela está comprando água potável:

> “A maior dificuldade é manter a criança higienizada nesse calor que está no Ceará, porque ela toma vários banhos no dia. Reduzir isso é difícil”, explicou a técnica de enfermagem.

No Bairro Ancuri, em Fortaleza, moradores estão pegando água em uma lagoa da região para lavar louças. “Água potável estamos comprando nos depósitos”, relatou Carlos Alberto.

No Eusébio, também RMF, Iglei Brenner conta que ele e os vizinhos não estão conseguindo fazer atividades básicas como tomar banho ou limpar a casa. “É difícil realizar a higiene das nossas casas e a nossa própria. Aqui no bairro tem pessoas com crianças e animais em casa e é difícil manter”, pontuou Iglei.

O de [https://de.globo.com/ce/ceara/] entrou em contato com a Cagece para entender quando o abastecimento completo retorna, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

1 de 1 Moradores do Ceará relatam falta de água. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Moradores do Ceará relatam falta de água. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

POR QUE O ABASTECIMENTO FOI PAUSADO?

Obras interromperam abastecimento de água em bairros de Fortaleza e RMF.
[https://s02.video.glbimg.com/x240/13914701.jpg]

Obras interromperam abastecimento de água em bairros de Fortaleza e RMF.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou, inicialmente, que realizaria melhorias no sistema de abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza e que, portanto, o abastecimento seria pausado em Fortaleza, Maracanaú, Aquiraz, Eusébio, Itaitinga e Pacatuba das 5h às 20h desta quarta-feira (10).

A intervenção faz parte do processo de renovação de ativos do macrossistema de abastecimento da RMF. O primeiro prazo era que o serviço voltaria às 20h. Depois, a companhia informou nas redes socias que o abastecimento retornaria às 00h.

> “Para a execução dos serviços, será necessário interromper temporariamente o fornecimento de água da Estação de Tratamento Gavião (ETA Gavião). A retomada do abastecimento ocorrerá gradualmente após a conclusão dos trabalhos. Em função da pressurização do sistema, algumas áreas, especialmente as mais elevadas ou distantes da estação de tratamento, o equilíbrio total do sistema poderá ocorrer em até 48 horas após a conclusão dos serviços”, disse a empresa.

Os serviços realizados consistem na substituição de equipamentos hidráulicos, instalação de válvulas, injetamento de nova rede de distribuição, dentre outros. A ação tem como objetivo modernizar o parque operacional da companhia, garantindo mais segurança e continuidade no abastecimento.

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

50 vídeos
[https://de.globo.com/ce/ceara/edicao/2023/09/08/assista-aos-videos-mais-vistos-do-ceara.ghtml]

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp