Um estudante do Espírito Santo foi preso em flagrante pela Polícia Federal por ameaçar de morte o deputado federal mineiro Nikolas Ferreira (PL). A ação ocorreu no interior do estado e o jovem foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Um inquérito foi aberto para investigar outros fatos relacionados ao acusado e a possível participação de terceiros no crime.
Segundo informações da Polícia Federal, a prisão foi realizada após uma representação do parlamentar solicitando a continuidade das investigações e a persecução penal do crime de ameaça. A cidade onde o estudante foi detido e sua identidade não foram divulgadas pelo órgão.
O deputado federal Nikolas Ferreira denunciou que vinha sendo perseguido pelo jovem desde 2023 e compartilhou algumas das ameaças recebidas, como “Nikolas eu vou te matar a tiros”. O preso seria um estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), conforme apontado pelo próprio deputado em suas redes sociais.
A Universidade Federal do Espírito Santo emitiu uma nota repudiando qualquer manifestação que incite à violência, ao ódio ou à discriminação, seja por meio digital ou qualquer outro veículo. Além disso, foram divulgados os procedimentos para formalização de denúncias à Ouvidoria da Universidade.
Após a prisão, o estudante foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em São Mateus para as medidas de polícia judiciária. O G1 não conseguiu contato com a defesa do acusado até o momento e aguarda possíveis posicionamentos. A Polícia Civil, a Ufes e a Polícia Federal foram contatadas para mais informações sobre o caso, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.