Cadela tem ‘gravidez psicológica’ e amamenta gatinhos após gata dar à luz

cadela-tem-gravidez-psicologica-e-amamenta-gatinhos-apos-gata-dar-a-luz

Cadela tem ‘gravidez psicológica’ após gata dar à luz e passa a amamentar gatinhos

A cadela Tequila, de 3 anos, cismou que é mãe dos gatinhos e, quando está amamentando, não deixa a gata Paçoca se aproximar. Os filhotes nasceram há cerca de um mês na Grande BH e estão bem.

Gata pari mas cadela pensa que é mãe e amamenta filhotes
[https://s04.video.glbimg.com/x240/13902843.jpg]

“Mãe é quem cria”. A frase clássica nunca fez tanto sentido em Contagem, na Grande BH. A cadela Tequila, de 3 anos, cismou que também é mãe de uma ninhada de sete gatinhos, paridos pela gata Paçoca, adotada há oito meses pela advogada Gabriela de Oliveira Morais. Para o veterinário ouvido pelo Diário do Estado, a cadela teve um tipo de gravidez psicológica.

A tutora dos pets disse que os filhotes nasceram há pouco mais de um mês. Ao todo são quatro fêmeas e três machos. E o instinto maternal da cadela aflorou de uma forma muito intensa.

“Assim que a Tequila percebeu o nascimento da ninhada, ela tentou a todo custo se aproximar. Eu sempre me mantinha por perto, atenta, para ninguém se machucar e fui permitindo a aproximação por pouco tempo”, contou Gabriela.

A advogada Gabriela Morais, tutora dos animais. — Foto: Arquivo pessoal

Gabriela conta que ajeitou no quarto da filha um cantinho para gata e os filhotes, em uma caminha confortável. Tequila não mede esforços para marcar sua presença materna.

“A Tequila foi ao quarto da minha filha, pegou os filhotes, levou-os para o meu quarto e colocou todos embaixo da cama. Ela carrega eles na boca, um por um, e vai levando. A gata é muito tranquila, não liga. Mas a Tequila, ela está com o instinto muito aguçado. É muito engraçado, e a gente morre de rir”, disse a tutora.

O Diário do Estado conversou com o médico veterinário Bruno Lisboa, que estudou este tipo de comportamento canino em seu projeto de conclusão de curso. Ele faz um alerta: o leite de cadela e o leite de gata não têm as mesmas propriedades, o que pode afetar a nutrição dos bichinhos.

O veterinário ainda explicou que o que a cadelinha Tequila teve foi uma pseudociese, um tipo de gravidez psicológica. Neste caso, aconselha-se levar a cachorrinha ao veterinário para tratamento da gravidez psicológica, que vão desde exames clínicos a uso de medicações para secar o leite.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp