Fiscalização do comércio de rua intensifica durante mês de dezembro

Desde o início do ano até ontem, foram registrados 1.832 apoios diversos à população

Durante os meses de dezembro e janeiro, a Guarda Civil Metropolitana irá reforça a segurança nos setores Central e Campinas. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o objetivo da ação é acompanhar os agentes da Prefeitura que fiscalizam as atividades urbanas, principalmente o comércio de ambulantes irregulares e passeios públicos, além de orientar a população que visita a região sobre os cuidados para evitar furtos e roubos, que nesta época aumentam.

Ainda segundo a prefeitura, um decreto estabelecido em 2013, regulamenta a atuação da Guarda Civil Metropolitana no apoio à fiscalização de atividades urbanas, em especial, no comércio ambulante em vias públicas. O decreto permite que os guardas possam abordar e identificar camelôs e ambulantes estacionados irregularmente em vias públicas, além de notificar para a retirada de mercadorias, objetos ou bens expostos nas vias, calçadas e demais logradouros públicos. E em caso de necessidade apreender mercadorias e encaminha-las ao Depósito Público Municipal.

De acordo com o levantamento estatístico da corporação, desde o início do ano até ontem, foram registrados 1.832 apoios diversos à população, 317 abordagens, 168 patrulhamentos preventivos, onze apreensões de mercadorias, quatro carros recuperados, além de 471 apoios à fiscalização municipal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp