Incêndios atingem áreas de preservação e proteção ambiental em Valinhos (SP) e Amparo (SP) neste domingo (14). Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros dos municípios atuam no controle e monitoramento das regiões afetadas. Não há registro de vítimas.
As causas do incêndios são investigadas. De acordo com a Defesa Civil de Valinhos, há indícios de que um dos focos tenha sido provocado de forma criminosa. “Todos os fatos serão investigados”, disse órgão.
Em Amparo, o fogo atingiu área de mata de preservação permanente no Bairro Pantaleão. De acordo com informações da prefeitura, as chamas tinham sido controladas até a noite deste domingo.
Em Valinhos, há focos de incêndio na serra dos Cocais neste domingo. Equipes da Defesa Civil, da Guarda Civil Ambiental, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atuam nos locais afetados.
Para a Defesa Civil, o apoio aéreo tem sido decisivo para ampliar a capacidade de resposta e proteger áreas de risco.
Neste domingo, Valinhos enfrenta duas ocorrências simultâneas: região da Pedra do Urubu, na Serra dos Cocais, onde atuam o efetivo do Corpo de Bombeiros com apoio do Águia; e nas proximidades do bairro Jequitibás, atendida pela equipe da Defesa Civil de Valinhos.
A Defesa Civil pede à população que diante de qualquer atitude suspeita entre em contato imediatamente pelo 190 da Polícia Militar, 193 do Corpo de Bombeiros, 153 da Guarda Civil Municipal ou 199 da Defesa Civil.
Novos focos de uma queimada foram registrados em uma área preservação ambiental em Socorro (SP), na manhã deste sábado (13). As autoridades estimam que cerca de 60 mil metros quadrados de vegetação foram atingidos até esta publicação.
Equipes do Corpo de Bombeiros estavam atuando no combate às chamas com uso de helicóptero. A causa do incêndio não foi confirmada até a última atualização desta reportagem.