Champions League: Recordes e curiosidades em 70 anos de história; confira os maiores feitos dos clubes e jogadores

champions-league3A-recordes-e-curiosidades-em-70-anos-de-historia3B-confira-os-maiores-feitos-dos-clubes-e-jogadores

Setenta anos de Champions League: veja os maiores recordes da história do torneio

Quem mais jogou a competição? Quem é o artilheiro? E o mais novo a atuar no torneio? Confira no levantamento do ge; as partidas da primeira fase começam nesta terça-feira

DE favorito na Champions? Gringolândia debate as chances do clube catalão

A Champions League comemora 70 anos na temporada 25/26. O principal torneio de clubes da Europa já teve finais memoráveis, e o Real Madrid é o maior vencedor e colecionador de recordes. Além das inúmeras marcas dos merengues, que outros clubes são protagonistas de grandes feitos na competições? O ge enumera os principais rankings da Liga dos Campeões.

O Real Madrid é o maior vencedor da Champions League, com 15 títulos, sobra em relação ao segundo colocado, o Milan, que soma sete. O Liverpool e o Bayern de Munique dividem o último posto do pódio, com seis conquistas. Além de time com mais troféus, o Real ainda é o recordista de finais, com 18.

Acostumado a chegar longe corriqueiramente, o Real Madrid lidera praticamente todos os quesitos possíveis na Champions. É o clube com mais participações, jogos disputados, vitórias, derrotas, empates, gols marcados e sofridos.

O principal goleador da história da Champions League é Cristiano Ronaldo. O português marcou 140 gols no torneio. Na segunda posição, aparece Lionel Messi, com 129, e atrás deles Robert Lewandowski, com 105.

Em relação a mais gols em uma única edição, CR7 também lidera a lista. Na Liga dos Campeões 2013/14, Cristiano anotou 17 pelo Real Madrid, liderando a equipe à conquista do troféu. Ele ainda aparece mais duas vezes, em edições que também bateu recordes de gols – integrando as três posições do top 3.

De jogador, Cristiano Ronaldo lidera novamente a lista. Ao todo, são 183 jogos na Liga dos Campeões. O português fez 101 partidas pelo Real Madrid, 23 pela Juventus e 59 pelo Manchester United durante as duas passagens pelo clube.

O ex-jogador nigeriano Kanu é quem foi campeão da Champions League mais jovem, com 18 anos e 296 dias de vida. Ele e os também novatos Kluivert (18 anos e 327 dias) Seedorf (19 anos e 53 dias) jogaram a final da edição 1994/1995, no dia 24 de maio de 95. Com gol de Kluivert, o Ajax venceu por 1 a 0 o Milan e posteriormente foi campeão do mundo contra o Grêmio.

O ponta Youssoufa Moukoko, hoje no Fc Copenhague, é o jogador que estreou mais jovem em uma Champions League. Na edição 2020/2021, vestindo a camisa do Borussia Dortmund, com 16 anos e 18 dias, fez sua primeira partida na vitória por 2 a 1 sobre o Zenit.

Como na última temporada, a edição deste ano contou com um sorteio da primeira fase da Champions desenvolvido por um software, que definiu instantaneamente os oito rivais que cada equipe terá pela frente, sendo quatro jogos fora e o mesmo número em casa. Além disso, essa é a segunda edição da Champions League que não tem mais a tradicional “fase de grupos” – sendo os primeiros confrontos pela Fase de Liga do torneio. A rodada de estreia do campeonato será nos dias 16, 17 e 18 de setembro, e a fase de liga se estende até o início de 2026.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp