Cena foi gravada em Bali e mostra encenação de prisão de surfista no mar. Ao Fato ou Fake, PM do Rio disse jamais ter sido acionado para caso como o mencionado no post viral.
Circulam nas redes sociais posts com uma foto que supostamente mostraria um surfista sendo assaltado dentro do mar em uma praia do Rio. É #FAKE.
Publicados no X nesta segunda-feira (15), os posts exibem uma foto de um homem visto de costas, com um capuz e apontando uma arma para a cabeça de um surfista no mar. Essa imagem, na verdade, apareceu no Instagram dois dias antes e mostra uma “pegadinha” gravada na Indonésia – mas os posts que viralizaram agora omitem essa informação.
Embora seja real – e não algo criado por inteligência artificial (IA) -, a imagem não mostra um “assalto” no Rio. Na verdade, trata-se de um registro extraído de um vídeo gravado na praia de Balagan, na Indonésia, durante uma pegadinha realizada com surfistas. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro afirmou que “nunca foi acionada em relação a esse caso relatado”. Além disso, não existe nenhuma praia no Rio chamada “Iporotuca”.
A gravação usada na fake foi originalmente publicada, em 13 de setembro, em dois perfis no Instagram. No vídeo real, o homem que gravou a cena deu detalhes sobre o que aconteceu. É possível observar que há um homem com uma câmera dentro do mar que registra toda a movimentação na água, indicando que o caso não passava de uma encenação.
Confira o vídeo que mostra a encenação de prisão na Indonésia, realizada por um homem com câmera dentro do mar. Essas são as informações verdadeiras por trás da foto falsa que viralizou nas redes sociais, tentando criar uma sensação de assalto a surfista no Rio. Não compartilhe conteúdos duvidosos e sempre verifique a veracidade das informações antes de repassar para frente. G1 está aqui para desvendar as fake news e trazer a verdade aos leitores. Fique atento e não se deixe enganar por conteúdos enganosos que circulam na internet.