Manchas de óleo reaparecem em praias da Grande Fortaleza e já foram vistas desde 2019.

manchas-de-oleo-reaparecem-em-praias-da-grande-fortaleza-e-ja-foram-vistas-desde-2019

Desde 2019, esse tipo de material já foi visto outras vezes no litoral do Ceará. Nesta terça, um banhista pisou no material. Manchas de óleo são registradas em duas praias da Grande Fortaleza.

Manchas de óleo foram registradas em pelo menos dois pontos do litoral da região metropolitana de Fortaleza entre esta terça-feira (16) e quarta-feira (17). Um banhista encontrou o material na Praia do Futuro, na capital, e um bugueiro filmou (veja no vídeo acima) o óleo na praia de Marambaia, em Aquiraz, município vizinho.

Na manhã desta quarta, pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) foram à Praia do Futuro e recolheram quase 1 kg do material em 500 metros da orla. Desde 2019, manchas de óleo já foram vistas nas praias do Ceará (relembre abaixo).

De entrou em contato com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente sobre a ocorrência, e aguarda resposta. O material foi recolhido nesta quarta-feira pelo Laboratório de Avaliação de Contaminantes Orgânicos (Lacor) do Labomar, que faz parte da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em 2022, manchas de óleo voltaram a aparecer na Praia do Futuro em Fortaleza. Há três anos, a Praia do Futuro registrou novamente o aparecimento de manchas de óleo. O material foi encontrado durante, pelo menos, cinco dias de trabalho de pesquisadores que analisaram o ponto do litoral fortalezense em setembro. No começo do mesmo ano, diversas praias cearenses registraram casos parecidos.

Nos primeiros meses de 2022, cerca de 60 praias de 13 municípios, incluindo Fortaleza, registraram o aparecimento de manchas de óleo. Após meses de análise, foi constatado que o material registrado nos primeiros meses de 2022 não tinha a mesma origem daquele de 2019.

Em agosto de 2022, outros estados nordestinos, como Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, também voltaram a registrar manchas de óleo pelo litoral. Na costa potiguar, foi recolhida quase uma tonelada de óleo que voltou a aparecer nas praias. Já em Pernambuco, o surgimento de vestígios de óleo em, pelo menos, 11 municípios pernambucanos fez com que uma reunião fosse convocada, no Recife, segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). No litoral baiano, fragmentos de óleo foram encontrados em praias de Porto Seguro.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp