Ministério Público denuncia 50 integrantes de rede de tráfico de drogas no DF: megaoperação da Polícia Civil desarticula esquema

ministerio-publico-denuncia-50-integrantes-de-rede-de-trafico-de-drogas-no-df3A-megaoperacao-da-policia-civil-desarticula-esquema

Ministério Público denuncia 50 integrantes de rede de tráfico de drogas no Distrito Federal

Entorpecentes eram enviados da Colômbia, Bolívia e Peru. Depois, passavam por Rondônia e Goiás, com destino ao Distrito Federal.

Megaoperação da Polícia Civil do Distrito Federal desarticula complexa rede de tráfico de drogas.

O Ministério Público do Distrito Federal denunciou, na quinta-feira (18), 50 integrantes de uma rede de tráfico que trazia drogas de outros países para o Brasil.

Os entorpecentes eram enviados da Colômbia, Bolívia e Peru. Depois, passavam por Rondônia e Goiás, com destino ao Distrito Federal.

Em julho, uma megaoperação da Polícia Civil do Distrito Federal prendeu integrantes da rede e apreendeu veículos, moto aquática R$ 100 mil em dinheiro, armas e drogas.

COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA?

Delegado Luiz Sampaio, da Coordenação de Repressão às Drogas (CORD/PCDF).

Os entorpecentes entravam no Brasil por Rondônia com destino ao Distrito Federal via Goiânia. A organização também usava caminhões cegonhas como estratégia para despistar a polícia, segundo o delegado.

As drogas eram transportadas para Goiânia em caminhões, carros particulares e por passageiros de ônibus. Depois ficavam temporariamente em residências.

Em seguida, integrantes do grupo no Distrito Federal viajavam de carro até a capital goiana para buscar a droga e revendê-la no Distrito Federal. Segundo a investigação, o grupo vendia cocaína e skunk.

Em Brasília, o material era distribuído para traficantes que atuavam no varejo. No período da investigação, foram apreendidos mais de R$ 4 milhões em drogas.

> “Eles tinham um grupo bem coeso. Por exemplo, tinha um que se fazia de policial em grupos de WhatsApp para verificar eventuais ações policiais com antecedência. Outro, fazia a montagem das drogas nos veículos para o envio de entorpecentes para o Distrito Federal. Usavam distribuidoras de bebidas para a venda de drogas”, aponta o MPDFT.

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) — Foto: TV Globo/Reprodução

Leia mais notícias sobre a região no Distrito Federal.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp