Trens de Passageiros em Brasília: Da Nostalgia do Passado à Possibilidade de um Futuro Renovado

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Os trens de passageiros já ligaram o DF a BH, São Paulo e Rio em um passado não tão distante. As linhas foram desativadas em 1992, e desde então, as ferrovias no DE apenas transportam cargas. Houve um estudo do governo federal sobre o ‘Expresso Pequi’ de Brasília a Goiânia, porém a ideia não se concretizou.

Em 1992, Roberto Castello embarcou com sua família em uma viagem no trem Bandeirante, saindo da Estação Rodoviária de Brasília rumo a Campinas. Essa foi a última viagem do trem nesse trajeto, trazendo paisagens generosas ao passageiro e revelando um cenário nostálgico da era dos trens.

O trem Bandeirante contava com sete vagões, incluindo quatro de primeira classe, um de poltrona leito, um dormitório cabine e um vagão restaurante/bar. O ambiente era descrito como confortável e acolhedor por Roberto Castello, com ar-condicionado, poltronas reclináveis e refeições saborosas.

Após a desativação do serviço de trens de passageiros em Brasília, a Estação Bernardo Sayão, inaugurada em 1968, ficou abandonada. Em 1976, a Estação Rodoferroviária de Brasília foi inaugurada e serviu principalmente para o transporte rodoviário de passageiros.

Atualmente, o prédio da rodoferroviária abriga a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), enquanto as linhas de trem do DF são exclusivas para cargas, percorrendo a malha da Ferrovia Centro-Atlântica.

Porém, há a possibilidade de os trens de passageiros voltarem ao DE, com o Ministério dos Transportes selecionando o trecho Brasília – Luziânia como um dos projetos-piloto para o transporte ferroviário de passageiros no país. Essa iniciativa visa reviver a nostalgia dos trilhos e proporcionar uma nova experiência de viagem para os moradores da região.

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