TikTok nos EUA: App chinês terá conselho com maioria americana, diz Casa Branca

tiktok-nos-eua3A-app-chines-tera-conselho-com-maioria-americana2C-diz-casa-branca

O governo dos Estados Unidos está prestes a assinar um acordo com o TikTok que resultará em uma taxa bilionária para o país, de acordo com informações divulgadas pelo jornal. A proposta prevê que americanos ocupem seis dos sete assentos no conselho da plataforma de vídeo, com o algoritmo controlado pelos EUA. O acordo final deverá ser formalizado nos próximos dias, segundo pronunciamento da Casa Branca.

O comitê de segurança terá apenas membros americanos, com credenciais em segurança nacional e cibernética. O membro restante, indicado pela ByteDance chinesa, será excluído do comitê de segurança, informou um alto funcionário da Casa Branca. Além disso, o TikTok se comprometeu a notificar pais quando seus filhos adolescentes postarem conteúdo na plataforma.

O presidente dos EUA, Donald Trump, extendendo o prazo para a venda do TikTok até 16 de dezembro, já aprovou uma lei exigindo que a ByteDance se desfaça do aplicativo até janeiro. O acordo preliminar para separar as operações do TikTok nos EUA da ByteDance, foi fechado em Madri entre o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, embora os detalhes completos ainda não tenham sido divulgados.

Os novos investidores do TikTok nos EUA incluem a Oracle, a Andreessen Horowitz e a Silver Lake Management. A Oracle ficará responsável pela segurança do aplicativo, trabalhando em conjunto com o governo americano. Os dados dos usuários americanos serão armazenados no país, sem acesso pela China, assegurou o funcionário da Casa Branca.

O acordo, que permitirá que os usuários americanos continuem usando o aplicativo de forma segura, foi finalizado em uma ligação telefônica entre Trump e o presidente chinês, Xi Jinping. Com a Oracle liderando os dados e a privacidade, bem como controlando o algoritmo, a segurança do TikTok nos EUA está garantida, segundo Leavitt.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp